Policial

Polícia avança investigações do assassinato de ex-servidora da prefeitura de JN

Postada em:

A prisão de Maurilio Cesar dos Santos, ocorrida na noite da última quarta feira (01), pode significar um grande avanço nas investigações que apuram o homicídio que vitimou Soneide Maria Dalla Bernardina de Oliveira, 58 anos, presidente da Radio Comunitária de Conceição do Castelo. A vítima era cunhada do ex-prefeito de João Neiva, Dr. Otávio Abreu Xavier, e já trabalhou na prefeitura do município na década de 90.

Soneide foi assassinada na noite do dia 19 outubro de 2015, em Conceição do Castelo, cidade da região sul do Espírito Santo, onde morava com seu companheiro Maurílio e um filho do suspeito. A união durava cerca de dois anos e meio.

Dedicada à família, a vítima estava em frente ao CRAS, dentro do carro dela, um HB 20 vermelho, aguardando o enteado sair da aula de música, quando um motociclista se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo. Soneide morreu após levar quatro tiros e nenhum de seus pertences foi roubado, o que levou a polícia a descartar a tese de latrocínio (roubo seguido de morte).

Soneide era muito querida na cidade e costumava ajudar pessoas carentes, principalmente na área de saúde. Na radio que fundou e presidia, ela fazia muitas críticas à política local, mas a polícia não encontrou indícios de um crime político. Algumas informações obtidas durante as investigações colocam o companheiro da vítima como principal suspeito.

Maurilio Cesar dos Santos - Suspeito

Em conversa com o Site Aracruz, o bacharel em direito Otávio Júnior, vereador de João Neiva e sobrinho da vítima, afirmou que Soneide deixou uma carta para a filha mais velha contando sobre a relação conturbada do casal. Ela já teria tentado a separação, mas o Maurílio não aceitava.

"Dias antes do crime, a mesma filha recebeu dois telefonemas anônimos de uma mulher dizendo que minha tia vinha recebendo ameaças de morte, mas que não queria compartilhar com a família para não gerar preocupação", contou o sobrinho.

Um seguro de vida que a vítima teria feito deixando o companheiro como beneficiário leva a polícia a investigar a motivação financeira para o crime. Foi com base nessas informações e em outros indícios, juntados durante as investigações, que o delegado Cláudio Rodrigues pediu a prisão temporária de Maurílio. O suspeito nega o envolvimento no crime.

De acordo com Otávio Júnior, a ligação de sua tia com o município de João Neiva era muito forte. Antes da aposentadoria, quando era servidora pública estadual, Soneide às vezes era colocada à disposição para atender necessidades de alguns municípios. Foi assim que trabalhou na prefeitura de João Neiva por aproximadamente três anos.

Ainda, segundo Otávio, Soneide deu grande contribuição no processo de fundação da Radio Comunitária de João Neiva, hoje Radio Conexão. Dentre outras atuações importantes, ela também foi fundamental para que João Neiva se tornasse o primeiro município do Espírito Santo a implantar o Programa Saúde da Família – PSF.