Saúde

Aracruz avança na saúde pública com início das consultas de Telemedicina em Neuropediatria

Postada em:

O Complexo de Saúde de Aracruz (CSA) deu mais um importante passo rumo à modernização dos atendimentos ao implantar a Telemedicina na especialidade de Neuropediatria. A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado, já começou a beneficiar famílias: só nesta terça-feira (10), cerca de 15 crianças e adolescentes passaram por consulta remota com qualidade, suporte técnico e acolhimento.

Desde o dia 28 de março, os aracruzenses contam com atendimentos especializados via telemedicina, realizados no Centro de Especialidades Médicas (Cema). Agora, com a inclusão da Neuropediatria, o município amplia a oferta de especialidades remotas, que já inclui Ortopedia Pediátrica e Gastroenterologia.

A tecnologia é aplicada de forma estruturada: os pacientes têm a consulta solicitada e agendada pela Central de Regulação Municipal. No dia marcado, são conduzidos a uma sala equipada com computador, onde o atendimento ocorre por videoconferência. Um profissional de saúde local acompanha todo o processo, garantindo suporte. Ao final da consulta, o paciente já pode sair com receita médica e, se necessário, pedidos de exames.

"Foi a primeira vez que consulto via telemedicina. Fui bem recebida pela equipe e pelo médico que explicou tudo detalhadamente através da tela, com muita paciência. Consegui sanar minhas dúvidas e receber um atendimento inicial com as devidas orientações. Saber que temos mais essa forma acompanhamento é um ganho”, disse Karla Silva, moradora do bairro Planalto, que levou seu filho Guilherme de 1 ano para a consulta.

A secretária municipal de Saúde, Rosiane Scarpatt, reforçou a importância estratégica da ferramenta:
“Essa é uma ferramenta estratégica para descentralizar o atendimento e agilizar diagnósticos, especialmente em especialidades com alta demanda, como a Neuropediatria. No CSA, integramos tecnologia e assistência presencial, garantindo que o médico tenha acesso a exames e histórico do paciente em tempo real, enquanto a família recebe acolhimento no local. Isso reduz a necessidade de deslocamento para grandes centros e acelera o início de tratamentos essenciais”.

Presente no início das primeiras consultas, o prefeito Dr. Coutinho destacou o avanço da saúde pública municipal:
"Entendemos que cada minuto faz diferença no desenvolvimento de uma criança. Por isso, essa parceria com o Governo do Estado na telemedicina não se trata apenas de tecnologia, mas sim de encurtar distâncias e oferecer esperança. A saúde pública também precisa ser feita com coração, de forma humanizada, e é isso que primamos. Estamos avançando na oferta de serviços e ampliando os equipamentos públicos para que cidadão tenha mais comodidade”, comentou.

A iniciativa representa mais que um avanço tecnológico: é um modelo que melhora o acesso a especialistas, reduz filas de espera e leva atendimento de qualidade de forma ágil e eficiente à população de Aracruz.