Cultura
"Danças, artesanato e música indígena marcam projeto escolar em Aracruz"
O Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI) Esther Nascimento dos Santos foi palco, na última sexta-feira (23), da culminância da primeira etapa do "Projeto Aracruz, Nosso Povo, Nossa História e Cultura". O evento contou com a presença da pedagoga indígena Marli, da aldeia Irajá, e do grupo de danças das aldeias Irajá e Caieiras Velhas, que apresentaram tradições culturais aos estudantes.
Sobre o projeto
A iniciativa, que percorrerá as escolas da rede municipal ao longo do ano letivo, tem como objetivo fortalecer o conhecimento sobre a história e a cultura local, com ênfase na herança indígena. No CMEBTI Esther Nascimento, as atividades foram supervisionadas pela diretora Rosimere Nunes Duarte e sua equipe, resultando em uma exposição de trabalhos artísticos produzidos pelos alunos.
Rosimere Nunes Duarte, diretora da escola, destacou o processo de aprendizado:
"Para que nossos pequenos pudessem expor seus belos trabalhos, todos participaram de pesquisas, além de explorarem tudo que envolve a produção de alimentos, a caça e pesca, os brinquedos e artesanatos, e as ervas medicinais e moradias da nossa região."
Danças, música e valorização da cultura tupiniquim
Além da exposição, o evento teve apresentações de dança indígena, demonstração de instrumentos musicais e cantos na língua tupiniquim. A secretária municipal de Educação, Jenilza Spinassé, reforçou a importância do projeto:
"Considero de extrema importância levarmos as ações desse projeto para nossas escolas, pois trata-se de um grande reforço para conseguirmos manter ainda mais viva nossa cultura indígena. Somos a única cidade do estado que ainda têm indígenas que vivem em aldeias, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós."
Próximas etapas
O projeto continuará em outras unidades de ensino, promovendo:
?? Oficinas culturais
?? Rodas de conversa com lideranças indígenas
?? Exposições interativas sobre tradições locais
???? Onde aconteceu:
CMEBTI Esther Nascimento dos Santos – Santa Rosa, Aracruz/ES
???? Data: 23 de fevereiro (sexta-feira)
???? Objetivo: Integrar escolas e comunidades indígenas na preservação da cultura tupiniquim.