Justiça

Justiça Afasta Ednaldo Rodrigues da Presidência da CBF; Fernando Sarney Assume Interinamente

Postada em:

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), decidiu nesta quinta-feira pelo afastamento de Ednaldo Rodrigues do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Como medida cautelar, o magistrado designou o vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, como interventor e ordenou a convocação de novas eleições em caráter de urgência.

Em sua decisão, o desembargador alegou a "incapacidade mental e possível falsificação da assinatura" de um dos signatários do acordo que garantiu a permanência de Ednaldo no cargo, o ex-diretor Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes. O texto da sentença declarou nulo o acordo homologado anteriormente pela Justiça.

Ednaldo Rodrigues foi informado sobre o afastamento enquanto estava em Assunção (Paraguai), onde participava de um congresso da FIFA. O dirigente ainda pode recorrer a instâncias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar reverter a decisão. Em dezembro de 2023, ele já havia sido afastado, mas recuperou o cargo após um mês, graças a uma liminar do STF.

Fernando Sarney, agora nomeado interventor, é um dos vice-presidentes da CBF, mas está alinhado à oposição dentro da entidade. Ele não participou da chapa que reelegeu Ednaldo por aclamação em março deste ano, embora seu mandato como vice se estenda até 2026. Questionado sobre o futuro da negociação com o técnico Carlo Ancelotti, Sarney afirmou que "nada muda" em relação ao processo.

A decisão judicial abre um novo capítulo na crise administrativa da CBF, com a possibilidade de mudanças na liderança do futebol brasileiro nos próximos meses.