Geral

Oficinas de fotografia e culinária em Aracruz vão incentivar a boa alimentação e o bem-estar

Postada em:

A partir de 8 de maio, Aracruz, no Espírito Santo, recebe a Exposição: Culinária Sustentável - Uma Abordagem Artística, mergulhando o público em uma programação cultural que une a arte da fotografia às tradições da culinária. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Oliveira Produções por meio da Lei de Incentivo à Cultura, as atividades ocorrem até 29 de maio e são patrocinadas pela Imetame Metalmecânica

Em sua programação, o projeto traz uma exposição fotográfica, com curadoria que transforma ingredientes locais e globais em narrativas visuais sobre ciclo de vida dos alimentos, combate ao desperdício e riqueza das tradições culinárias. Em Workshops de fotografia em escolas públicas480 estudantes aprendem a usar seus smartphones para documentar e ampliar seus repertórios artísticos através da fotografia. O projeto também conta com palestra virtual “A arte está em todo lugar” para cerca de 50 professores, ensinando como integrar a arte e a sustentabilidade em disciplinas como história, geografia e biologia, tornando o ensino uma experiência multissensorial.

"A fotografia tem o poder de contar histórias, sensibilizar olhares e despertar novas percepções sobre o mundo ao nosso redor. Quando unimos essa arte à gastronomia, mostramos que cada ingrediente carrega uma história, um território e uma cultura. Nosso objetivo é incentivar estudantes e professores a explorarem essa conexão, transformando a fotografia em uma ferramenta de aprendizado que amplia horizontes e valoriza a sustentabilidade", completa Luiz Felipe Deffune de Oliveira, Diretor da Oliveira Produções.

Receitas para Empreender

Com foco na sustentabilidade e no empreendedorismo, fora das escolas o projeto oferece oito oficinas de culinária sustentável. Durante as aulas, mulheres em vulnerabilidade social aprendem que o reaproveitamento também pode ser sinônimo de oportunidade. Além das receitas gastronômicas, as participantes aprendem a precificar produtos, criar cardápios atrativos e vender em casa ou em feiras locais. Em apenas três horas de capacitação, com direito a certificado, a iniciativa abre caminho para que 480 pessoas deixem a informalidade e deem os primeiros passos rumo à independência financeira.

“Apoiar um projeto que capacita mulheres, incentiva a geração de renda e promove a sustentabilidade reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos. Ver ingredientes simples da cozinha brasileira se tornarem oportunidades econômicas é um exemplo concreto de como a inovação e o conhecimento podem impactar positivamente a vida das pessoas”, afirma Regys Borges, Gerente de Gestão de Pessoas na Imetame.

 

Acessibilidade: Arte para Todos os Sentidos

A exposição é totalmente inclusivadescrições em braileintérpretes de Libras e monitores treinados para guiar visitantes com deficiência visual. As palestras têm audiodescrição, e os espaços físicos contam com rampas suavescorrimãos ergonômicos e pisos táteis que guiam como um mapa gastronômico. O workshop também ocorrerá em espaço com acessibilidade física, terá interpretação em LIBRAS, além de monitores treinados. 

 

Alinhado aos ODS da ONU, o projeto reduz desperdícios (ODS 12) enquanto cultiva oportunidades de renda (ODS 8). Ao ensinar a transformar alimentos em negócios, também fortalece saúde (ODS 3) e segurança alimentar (ODS 2), provando que sustentabilidade e criatividade são ingredientes inseparáveis.


 

Confira o cronograma nas escolas

13/05 - EMEF PLACIDINO PASSOS

14/05 - EMEF MARIA INÊS DELLA VALENTINA

 

Exposição

Local: CCI - CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Data: 8 a 29/05/2025

Horários de Funcionamento: das 8h às 17h


Oficinas de Culinária Sustentável
Datas: 8, 15, 22 e 29 de maio de 2025
Local: CCI - CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO - Rua Alegria, 354 - Centro, Aracruz
Horário: Manhã, às 8h e Tarde, às 14h
Inscrições gratuitas: no local