Geral
Aracruz Sedia a 1ª Conferência de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro com Foco no Desenvolviment
O auditório do Sesi/Senai foi palco, nesta quinta-feira (10), da 1ª Conferência de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro. O evento, realizado em colaboração entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), e o Sindicato do Comércio Exportação e Importação do Espírito Santo, promoveu um debate aprofundado sobre temas cruciais para o setor.
A conferência estruturou-se em três painéis distintos, que reuniram especialistas, juristas, autoridades e representantes da indústria para uma troca de experiências. Os temas centrais abordados foram o Parklog do ES – Plataforma de Exportação do Agro Brasileiro (que envolve os municípios de Aracruz, Ibiraçu, Colatina, Linhares, João Neiva, Serra, Sooretama e Fundão), as Perspectivas do Comércio Exterior Capixaba para o ano de 2025 e a relevância dos Portos como motores da economia brasileira no contexto do comércio internacional.
As discussões foram conduzidas por profissionais do direito, acadêmicos, empresas atuantes no comércio de importação e exportação nos portos de Aracruz e do estado, bem como por autoridades públicas e privadas ligadas ao setor.
O prefeito Dr. Coutinho destacou a importância estratégica do evento para o futuro do município. “A realização deste evento em Aracruz não é por acaso. Ela é o reflexo direto de um trabalho sério, comprometido e contínuo que temos feito para transformar o nosso município em um polo de oportunidades, inovação e desenvolvimento sustentável. Aracruz é, hoje, uma cidade em pleno crescimento”, afirmou o chefe do executivo municipal.