Geral

Programa Qualifica Aracruz: mais 30 alunos recebem certificados

Postada em:

Nesta semana, o mercado de trabalho em Aracruz recebeu mais 31 alunos capacitados pelo Programa Qualifica Aracruz (PQA), oferecido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Gerência de Tecnologia e Qualificação Profissional. 

Os formandos receberam certificados com habilitação em  Eletricista Instalador Predial de Baixo Tensão e NR10.
 
O presidente do bairro Itaparica, aluno do curso,  Clóvis Alexandre de Paula,  agradeceu o Prefeito de Aracruz, Dr.coutinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo,  e toda a equipe da secretaria. 

“O curso trouxe mais oportunidade e comodidade para população local,  oferecendo uma renda extra para as pessoas que puderam participar e se capacitar. Temos muitas pessoas da comunidade que fizeram o curso e estão inseridas no mercado de trabalho. Graças a Deus foi uma parceria muito boa junto a comunidade aqui”.

Segundo o aluno Flávio Gomes de Jesus  essa parceria da Prefeitura de Aracruz com o Senai é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento e se especializar em uma área. “Acabei de me formar no curso de Eletricista Instalador Predial de Baixo Tensão. O ambiente é muito legal e o contato com pessoas da área é muito enriquecedor. Já estou trabalhando no setor”. 

“É muito gratificante ver o brilho nos olhos dos novos formandos e a realização de seus sonhos. Eles saem cheios de expectativas e planos. Esse é um dos objetivos do programa que vai além de oferecer cursos gratuitos e sim oportunizar a qualificação profissional e aproximar a pessoa do mundo do trabalho e do empreendedorismo. É uma política pública que transforma vidas”, destacou a Gerente de Qualificação Profissional,  Márcia Cabral Severino.

Somente neste ano,  já foram distribuídas 220 vagas em 11 cursos, em parceria com o Sesi/Senai/Senac. Desde sua primeira edição, em 2021, o PQA garantiu a qualificação de mais de 5 mil aracruzenses. Essa parceria para os cursos de qualificação reforça ainda mais o objetivo de trazer mais emprego e renda para Aracruz. “

“Profissionais muito bem formados que passam a integrar o mercado de trabalho para movimentar a economia da cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo. 

De acordo com a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho, os cursos contribuem para o currículo e formação profissional da população: “O Qualificar é um produto importante para o momento, dada a necessidade que nós temos do perfil dos profissionais de Aracruz, que precisam se qualificar para poderem se reinserir no mercado de trabalho”.