Saúde

Aracruz realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado (13)

Postada em:

Que tal aproveitar o sábado para garantir sua imunização contra a Influenza? Neste dia 13, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, preparou um “Dia D” de vacinação contra a gripe para as pessoas que compõem os grupos prioritários. A vacinação acontece das 08h às 12h, nas Unidades de Saúde Guaxindiba, Vila Rica, Morobá, Bela Vista, Jequitibá, Jacupemba, Guaraná, Vila do Riacho, Coqueiral e Santa Cruz. 

Para se vacinar, basta comparecer a uma dessas Unidades de Saúde participante do Dia D portando um documento com foto e comprovação de pertencimento ao grupo prioritário ao qual se enquadra.

A Secretária de Saúde ressalta a importância da adesão à campanha. “A vacinação não apenas protege o indivíduo vacinado, mas também contribui para a redução da circulação do vírus na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados ou que possuem maior vulnerabilidade. A dose da Influenza ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas”.

A Ação vai atender os grupos prioritários – definidos pelo Ministério da Saúde. São eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico até o superior, povos indígenas, idosos com 60 anos e mais, portadores de comorbidades, profissionais das forças armadas, de segurança e de salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa. 


Imunização contra a dengue
Além da vacinação contra a gripe, estará disponível a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas unidades. Vale ressaltar que o imunizante reduz o risco de infecção sintomática e a hospitalizações pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus.