Geral

Idaf orienta produtores de Rio Bananal sobre o Crédito Fundiário

Postada em:

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nesta quarta-feira (27), de um encontro com os integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal para orientar sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A palestra, que reuniu em torno de 70 participantes, foi conduzida pelo coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf), Isidorio Simões.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal, Gilberto Soares de Mattos, embora o PNCF tenha boa visibilidade no município, com 60 unidades já contratadas, ainda há um percentual significativo com interesse em conhecer melhor a estrutura e as formas de adesão. “A participação da UTE, somada ao apoio dos consultores que prestam serviços, certamente será bastante útil e esclarecedora. Com isso, esperamos que os nossos produtores tenham os esclarecimentos necessários referentes ao programa, aos custos, entre outros detalhes para os quais precisam se atentar”, disse Mattos.

Na ocasião, Isidorio Simões destacou as oportunidades oferecidas pelo PNCF e as exigências para acesso. “O programa oferece condições para os trabalhadores rurais com pouca ou nenhuma terra comprarem imóvel rural por meio de financiamento e ainda aplicarem em investimentos em infraestrutura e acesso à assistência técnica e extensão rural. O programa apoia-se nos princípios de participação, controle social, autonomia e transparência, sendo de grande relevância para disseminar e fortalecer a política pública, a agricultura familiar e a sucessão rural, além da própria segurança alimentar”, pontuou o coordenador da UTE/Idaf.

PNCF

O Crédito Fundiário é um programa nacional coordenado pelo Departamento de Governança Fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com recursos do Fundo de Terras do Governo Federal. A UTE é a unidade, ligada ao Idaf, responsável pela execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Espírito Santo.