Educação

2º Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) aborda violências e prevenção de acidentes

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na manhã desta terça-feira (27), no auditório do Ifes, a 2ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, destinado a gestores escolares, representantes da saúde, técnicos do CRAS, conselho tutelar e equipe de psicossociais (PAS), teve como pauta a prevenção das violências e de acidentes, além das notificações e do plano de ação que será trabalhado no próximo mês.

A psicóloga da Semsa, Juliana Monteiro, deu as boas vindas aos participantes, agradecendo pelo empenho de todos nas ações contra a dengue realizadas em março, e enfatizou os assuntos a serem tratados na reunião. A Delegada Titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Drª Amanda da Silva Barbosa, apresentou os tipos de violência e todos os meios que as mulheres podem utilizar para realizar a denúncia. Ela também falou das ações que são realizadas no município para combater esse mal, sendo que muitos casos de estupros de vulneráveis, além de ameaças e violência corporal em mulheres, crianças e adolescentes vêm sendo acompanhados pela delegacia.

Ela ainda explicou sobre o fluxo de denúncias, com o acionamento via conselho tutelar e também a própria delegacia. A enfermeira da Semsa, Lívia Roni Pignaton apresentou a ficha de notificação em casos de violência e a importância da notificação ser realizada para desenvolvimento de políticas públicas. Por entender a importância da notificação, de acordo com os gráficos apresentados, ocorreu um crescimento muito grande de procura pelas Unidades de Saúde, CRAS e educação.

Já as prevenções contra acidentes foram mostradas pela Cabo Luana Cabral, da 2ª CIA Independente de Bombeiros de Aracruz. Ela abordou de forma uma dinâmica o atendimento pré - hospitalar em casos de convulsões, engasgos, quedas e desmaios, mostrando por exemplo, como segurar a pessoa e a pressionar para fazer com o que o objeto entalado possa sair.

Por fim, foi proposto que as equipes saúde, educação e assistência se organizem no território para montar o plano de ações que será desenvolvido durante o mês de abril. O PSE vem atuando em Aracruz desde 2009, o que tem contribuído para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.