Educação

Escolas de Educação Infantil estimulam crianças com ações de sensibilização e combate à dengue

Postada em:

Os Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI's) Cinderela, bairro Guanabara, e Crescer, Fátima, vêm promovendo junto às crianças uma grande ação de sensibilização e combate à dengue.

Por meio de uma proposta lúdica e brincante, as crianças estão sendo estimuladas a cuidarem da escola, do seu bairro e de suas residências.

“A proposta surgiu em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), que sugeriu uma ação educativa, e a equipe, percebendo a importância, prontamente aderiu ao movimento. O país vive uma epidemia dessa doença, com muitos casos em todas regiões, e com a comunidade do bairro onde fica nossa escola não é diferente. Por isso estamos intensificando essa luta”, destacou a diretora Daniele Dettogni Piol.

Acompanhadas por seus professores, as crianças estão realizando atividade de campo, observando o entorno da escola, percebendo possíveis focos de reprodução para o mosquito. Além de todo um trabalho em sala de aula, elas são orientadas e estimuladas a se envolverem com seus familiares nos cuidados para combater o mosquito da dengue. Produziram placas com dizeres de conscientização, que levaram para suas casas, afim de compartilhar com a família suas aprendizagens. 

Nesta sexta-feira (8), elas apreciaram um teatro dos professores, trabalhando o tema de forma lúdica. “Já na próxima semana, estarão produzindo uma carta coletiva, destinada à empresa de limpeza urbana do município, S.A Ambiental, para que possam ser provocadas a fazerem a retirada dos entulhos acumulados”, lembrou Daniele.

Já no CMEI Crescer, a professora Nubia do Grupo 4 desenvolveu atividades como roda de conversa com informações, nome científico, reprodução do mosquito, cuidados, sintomas, além de confecção de cartazes com orientações e cuidados, faixa " xô dengue", boliche, pega- pega e passeio pela escola procurando focos de dengue.

Também foi feito um  convite para demais escolas e comunidades aderirem a este importante movimento.