Cursos e concursos

Senac-ES e Prefeitura de Aracruz se unem para oferecer qualificação profissional gratuita

Postada em:

O Senac do Espírito Santo e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), assinaram um termo de cooperação com o objetivo de oferecer cursos gratuitos para o município via Programa Senac de Gratuidade (PSG). O encontro aconteceu na quarta-feira, 28 de fevereiro, no Gabinete do Prefeito, em Aracruz.

A Gerente de Educação Profissional do Senac em Aracruz, Tatiane Santos, deu detalhes sobre a ação. “A parceria tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de mão de obra na região. Então, todo o comércio, os empresários e as empresas serão beneficiados. São 280 vagas, com previsão para esse primeiro semestre de 2024, destinadas  a pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou.

As oportunidades contemplam diversas áreas de atuação que serão integradas ao Programa Qualifica Aracruz (PQA). A divulgação dos cursos será no site da Prefeitura, enquanto o Senac será responsável pela inscrição e execução das turmas.

A iniciativa beneficiará os seguintes públicos: Jovens; Mulheres; Negros/Pardos; LGBTQIAP+; Pessoas com Deficiência (PCD); Sistema Prisional e Socioeducativo; Pessoas com Baixa Renda; Pessoas em Situação de Rua; Indígenas; Quilombolas e Idosos.

Estiveram presentes durante o encontro a Gerente de Educação Profissional do Senac em Aracruz, Tatiane Santos; a Analista de Educação Profissional, Yasmin Cardoso; o Prefeito, Luiz Carlos Coutinho; Gerente de Educação Profissional da Prefeitura, Márcia Cabral; o Secretário de Desenvolvimento Municipal, José Eduardo e o Presidente da CDL, Aroldo Lopes Rampinelli.

Programa Qualifica Aracruz (PQA)

O Programa de Qualificação Profissional de Aracruz (PQA) é idealizado pela Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEM), com o objetivo de oferecer qualificação profissional e a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, além da valorização da mão de obra local.

Programa Senac de Gratuidade (PSG)

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é destinado a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos.