Geral

Empreendedores capixabas concluem formação com foco em Inovação

Postada em:

A dona Marisia da Silva, de 70 anos, trabalha com entrega de salgados, tortas e caldos. Ela relatou que sempre teve um desejo de empreender e, com o tempo, foi se aperfeiçoando por meio de qualificações gratuitas. Ela chegou a ter um barzinho no quintal de casa, que se chamava Quintal dos Amigos. "Várias avaliações cinco estrelas", relembra com orgulho do antigo negócio.

Na busca por conhecimento ela ingressou no Programa Qualificar ES Empreendedor, em seguida foi uma das participantes da primeira turma da Trilha da Inovação do Senac-ES, realizada em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O grupo concluiu a formação na manhã da última segunda-feira (19), no Hub ES+, em Vitória

Dona Marisia e outros 13 empreendedores foram beneficiados pela parceria entre as instituições que se uniram nessa iniciativa com foco em impulsionar a inovação e o empreendedorismo capixaba. Na Trilha da Inovação, do Programa Conhece+ idealizado pelo Senac-ES, os alunos puderam aprender na prática técnicas de gestão do tempo, brainstorm, design thinking, implementação de projetos e outras.

O Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Hiago Couto, conta que a Trilha da Inovação desempenha um papel fundamental no aperfeiçoamento dos participantes. "Estimula a criatividade e também promove o empoderamento de se reconhecer atuante no seu próprio segmento, impulsionando o aprimoramento contínuo e de maneira assertiva perante os desafios do mercado", ressaltou.

Encerramento

Não demorou muito para a turma colocar os conhecimentos em prática. Durante o encerramento os alunos fizeram a apresentação de alguns pitchs dos seus próprios empreendimentos, demonstrando a evolução de seus produtos com o auxílio do aprendizado adquirido durante a formação. O Coffee Break ficou a cargo daqueles que atuam no segmento de gastronomia e foi um verdadeiro show de sabores.

O Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio, explica que o impacto da iniciativa é ainda maior após a conclusão. "O fim da formação marca o começo de novos desafios e oportunidades para os participantes. Eles agora possuem ferramentas cruciais para inovar e prosperar em seus empreendimentos, refletindo diretamente no crescimento econômico da região", afirmou.

Na cerimônia de conclusão estiveram presentes o Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio; a Coordenadora de Inovação Educacional, Stephanie Pires; o Analista de Educação Profissional, Hiago Couto, os Coordenadoras do QualificarES, Aizio Machado e Kenya Souza; e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O Conhece+

O Programa idealizado pelo Senac Espírito Santo e oferece um conjunto de trilhas nas áreas de Inovação, Vendas, Inclusão, Saúde e Tecnologia. Os temas foram pensados com base na relevância social, profissional e mercadológica. A ideia é capacitar pessoas que desejam adquirir conhecimentos e aperfeiçoamento por meio de conteúdo focado em especialização.

Qualificar ES

Lançado em maio de 2019 pelo Governo do Espírito Santo, o Programa Qualificar ES, conduzido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), busca aprimorar a qualificação profissional dos capixabas. Priorizando empreendedorismo, empregabilidade e inovação, a iniciativa oferece cursos gratuitos em diversas áreas. A iniciativa tem diversas

Novas Oportunidades

As inscrições para a próxima turma já estão abertas e vão até às 23h59min desta quarta-feira (28). São 18 vagas disponíveis para egressos do Programa Qualificar ES com idade mínima de 16 anos. Os encontros serão semanais, realizados todas as segundas-feiras, das 9h às 12h, no período de 11/03 a 13/06, no Hub ES+, em Vitória. Para obter mais informações, consulte o edital Nº 008/2024 no site oficial do Qualificar ES: qualificar.es.gov.br.