Economia

Desenvolvimento e geração de emprego: grande empresa de fertilizantes se instala em Aracruz

Postada em:

Há muitas mãos, portas industriais e empreendedoras foram abertas, de uma forma que, um dia, os aracruzenses, duvidaram que veriam por aqui. Com o trabalho da prefeitura de Aracruz, em parceria com a iniciativa privada, a população pode ver uma cidade mais desenvolvida em larga escala e em vários seguimentos. Neste caminho do desenvolvimento, chega no município a empresa de fertilizantes Adufértil, com investimentos da ordem de R$ 65 milhões e previsão de gerar 90 empregos diretos, além de cerca de 300 outros indiretos.

A empresa se instala no município em área de aproximadamente 90 mil m2, mapeada para expansão das operações em Portocel, e próxima à fábrica da Suzano. A Adufértil passará a utilizar o Portocel para importação e manuseio do produto no Brasil. Entre esses clientes estão a Suzano, líder mundial na produção de bioprodutos derivados do eucalipto, e outros players do segmento. A operação da Adufértil tem previsão de ser iniciada em 2026, após conclusão das obras da misturadora, e vislumbra abrir novas fronteiras logísticas para movimentação de fertilizantes para atender o Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

A operação reforça o processo de diversificação do Portocel que, em conjunto com a Adufértil, passará a operar fertilizantes, uma das principais commodities do País. A expectativa é movimentar pelo Portocel entre 120 mil e 180 mil toneladas/ano de fertilizantes, com potencial de ampliação. A operação vai envolver uma ampla cadeia logística, gerando empregos indiretos para profissionais como motoristas, trabalhadores portuários, agentes e apoio marítimo. A incorporação de aproximadamente 300 mil m2 de área contígua ao porto é parte da estratégia do terminal para incrementar as opções de armazenagem e movimentações, fortalecendo a atratividade para operação de novas cargas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, José Eduardo Faria de Azevedo, destaca que a cidade hoje tem seus passos firmes na trilha do desenvolvimento. “Mais uma vez o potencial da nossa cidade foi reconhecido. A instalação da Adufértil é um grande marco em diversas áreas que reforçam o potencial que o município revela a cada dia. Essa empresa traz desenvolvimento, emprego e renda para nossa cidade. Viramos a página e vivemos um novo momento. Hoje podemos dizer que somos uma cidade muito mais atrativa. A nossa inserção na área da Sudene potencializou todo trabalho que estamos realizando e com alegria, afirmo que nos caminhos da Sudene, Aracruz tem um novo futuro”.

Para o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, a vinda da Adufértil reforça os ideais de desenvolvimento e fomento na busca por melhorar a cada dia e continuar atraindo mais empresas para o município. “A instalação dessa empresa só foi possível porque ela encontrou em Aracruz um cenário atrativo e favorável que temos preparado em nossa gestão. Trabalhamos muito para inserir nosso município na área da Sudene, para que conquistas como essa se tornassem realidade. Mas não para por aqui: tem muito mais por vir. A Adufértil é mais uma afirmação de que vamos para cima, rumo ao desenvolvimento e assim, seguimos nessa nova fase que marca uma nova era para a cidade”.

Nos últimos anos, Aracruz ganhou atratividade para investimentos ligados à logística principalmente pelos reforços em infraestrutura e incentivos fiscais. A cidade conta com portos em operação – Portocel e o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR) – e terá a partir de 2025 o Imetame Porto Aracruz, que receberá navios de grande porte. Além de estar na região contemplada pelos incentivos fiscais da Sudene, Aracruz recebeu a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do país, que concede benefícios para empresas exportadoras.

A Adufértil está sediada em Campinas (SP) e conta com uma misturadora de alta performance localizada em Jundiaí (SP), é líder no segmento de fertilizantes mistos no estado de São Paulo distribuindo aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano. Foi fundada em 1980, com capital brasileiro e, em 2020, passou a atuar no varejo de insumos agrícolas, com a Campevo, contando atualmente com cinco lojas no estado de São Paulo. Em 2021, passou a ser uma subsidiária integral da Indorama Corporation, sediada em Singapura, que é referência mundial na fabricação de fertilizantes, destacando-se a ureia, além de produtora de diversos materiais básicos como, polímeros, têxteis e luvas hospitalares.