Educação

Aracruz participa do 1º Encontro Alinhamento Estratégico do Regime de Colaboração com os municípios

Postada em:

A Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz participou nesta terça-feira (30), em Linhares, do 1º Encontro Regional de Alinhamento Estratégico do Regime de Colaboração com os municípios. O evento, que foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), é considerado uma pauta formativa, e teve como objetivo analisar e refletir os resultados da Regional, a partir dos instrumentos socializados, levantar os problemas e desafios da gestão municipal para a elaboração de um plano de ação, além de alinhar as ações do Regime de Colaboração e suas atribuições.

Aracruz esteve representada pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé, sua sub, Marineusa Soares Pimentel e pelas equipes pedagógicas e do Setor de Gestão. “Nossas equipes analisaram os resultados da aprendizagem dos 2° e 5° anos de nosso ensino fundamental. Posso afirmar que nesse encontro de alinhamento do Regime de Colaboração permitiu que nós pudéssemos organizar, de uma forma mais objetiva, nossos processos, o que contribuirá para a melhoria dos índices de aprendizagem dos nossos estudantes”, disse Jenilza.

O professor Rodrigo Fantin Alves Martins, Assessor do Regime de Colaboração, foi o primeiro a apresentar os temas do encontro. Em sua palestra, intitulada “Nosso desafio comum”, ele fez uma análise dos resultados das aprendizagens de todos municípios que são jurisdicionados à Superintendência Regional de Educação de Linhares (SRE).

Na sequência ele destacou a Matriz de Análise Swot: uma ferramenta para a construção do Plano de Ação. Os municípios participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as ações do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI). Ele visa cumprir a Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, oferecendo a modalidade Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

Finalizando, o 1º Encontro Regional de Alinhamento ainda expôs questões relacionadas ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), uma iniciativa do Governo do Estado que fortalece a aprendizagem de crianças, desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, além da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), que vem para ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino para a elaboração e implementação de políticas de alfabetização.