Educação

Prefeitura de Aracruz recebe representantes do Sistema Sicredi para alinhar Programa Cooperativas Es

Postada em:

A secretária de Educação (Semed) Jenilza Spinassé recebeu na manhã desta sexta-feira (26), os representantes do Sistema Sicredi Jailson Badiani e Cristiani Portes  para uma reunião de alinhamento, visando dar continuidade às ações do Programa Cooperativas Escolares, que já havia sido apresentado ao município em maio de 2023 com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

Com essa parceria, Aracruz se tornou o primeiro município capixaba a implementar o Cooperativas Escolares na Rede Municipal de Ensino, tendo como escolas pilotos, as EMEF´s Santa Cruz e Ezequiel Fraga Rocha, atendendo aproximadamente 42 estudantes do 6º ao 9º diretamente . Dentre as etapas de preparação para o início das atividades, os professores-orientadores também passaram por uma capacitação quanto às prerrogativas do programa, além de receberem os materiais pedagógicos.

Na reunião desta manhã, os representantes do Sicredi apresentaram suas avaliações de 2023, o planejamento para 2024, além de suas responsabilidades como o desenvolvimento das metodologias do programa e da equipe gestora das escolas envolvidas. "Nós trouxemos algumas ideias das responsabilidades sobre o que já havíamos conversado sobre a rede de cooperação. Tivemos formações iniciais e continuadas com os professores, o que já está em nosso calendário para esse ano. Com relação ao nosso jogo ‘Coperlândia’, os alunos aprenderam a criar e desenvolver uma cooperativa”, disse Jailson Badini.

Ainda de acordo com Jailson, durante a realização de oficinas com os estudantes, eles puderam desenvolver uma logomarca a ser usada. "Na Emef Santa Cruz, por exemplo, eles já tinham uma ideia bem formada, porém, durante uma visita técnica na sede do banco, onde conheceram a presidência e o funcionamento, decidiram refazer a logo, e para isso, fizemos outra oficina, o que foi uma autonomia muito legal”, completou.

Para o ano de 2024, após os estudantes completarem todas suas missões, eles criarão um estatuto que vai reger a cooperativa deles. "Eu sei que tudo isso é importante, até mesmo o processo de construção e definição do espaço das atividades nas escolas, mostrando uma conquista e valorização. Nossos adolescentes ficaram maravilhados com a estrutura desse cantinho deles, onde eles realizaram todas as fases do programa. Também tivemos um feedback muito positivo dos pais dos estudantes, que afirmaram que perceberam uma grande mudança de comportamento de seus filhos”, disse Jenilza Spinassé.

Com os estudantes foram trabalhados metodologias ativas e diversos valores como a liderança, o empreendedorismo, a educação financeira e a inclusão. O jogo foi desenvolvido em quatro fases, uma por semestre, com várias “missões”, e após dois anos, o programa será materializado com a fundação de uma cooperativa escolar.