Policial

Ações da PM reduzem números de homicídios na área do 5º Batalhão

Postada em:

A violência, que assusta moradores de todas as partes do País, apresenta saldos positivos nos Municípios atendidos pelo 5º Batalhão da Polícia Militar do ES. Dos 4 Municípios situados na área de abrangência da unidade, 3 tiveram redução no número de homicídios nos 5 primeiros meses de 2015, quando comparados ao mesmo período do ano passado. Em Aracruz, de 1º de janeiro a 31 de maio de 2015, foram registrados 15 assassinatos , contra 17 no mesmo período de 1014. Na mesma comparação, a redução em Fundão foi de 7 para 4 crimes dessa natureza e em João Neiva os homicídios caíram de 3 em 2014 para 1 em 2015. Ibiraçu foi o único Município atendido pelo 5º Batalhão onde não houve redução da violência e o número de homicídios, em 2015, se manteve em 3, mesma quantidade ocorrida entre janeiro e maio do ano passado.

Outro número favorável foi o de tentativas de homicídio. Segundo o Tenente Coronel Alessandro Lube, comandante do 5º Batalhão, foram 31 atentados entre 1º de janeiro a 31 de maio do ano corrente, uma redução de 52% na comparação com 2014 quando foram registradas 65 tentativas de homicídio nos quatro Municípios atendidos pelo 5º Batalhão.

Para o comandante, a redução da violência se deve à ampliação de ações preventivas e repressivas como realização de blitz, abordagens a pessoas suspeitas e maior presença da polícia em Bairros com maiores índices de violência. Segundo o Tenente Coronel, dentre esses Bairros de Aracruz estão Itaputera, região do Limão e Guanabara, Morobá, Barra do Riacho e jacupemba. Em fundão, a região de Praia Grande tem exigido muita atenção da corporação.

Como fatores importantes na redução da violência, o Tenente Coronel Lube cita ainda os trabalhos integrados com a Polícia Civil incluindo trocas de informações e cumprimentos de mandados em conjunto, além da colaboração da promotoria de justiça.

O comandante enfatizou que o combate ao tráfico de drogas também foi intensificado e que, até 31 de maio deste ano, foram registrados 167 casos, contra 131 ocorrências no ano passado. Nos 5 primeiros meses do ano 716 suspeitos de crimes foram conduzidos ao DPJ.