Economia

Banestes oferece solução de pagamento com Pix para débitos do Detran-ES

Postada em:

A partir de agora, os capixabas poderão realizar pagamento via Pix para quitar débitos de veículos registrados no Estado. Implantada por meio de uma ação conjunta entre o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), a medida tem como objetivo gerar mais rapidez, segurança e facilidade para o cidadão ao ampliar as opções de pagamento desses débitos.

A solução desenvolvida pelo Banestes proporciona o pagamento de taxas, multas, IPVA, licenciamento, entre outros, de forma fácil e rápida, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana ou em feriados, por meio da leitura do QR Code Pix. O pagamento pode ser feito através de qualquer banco ou instituição financeira e já pode ser acessada através da área de Veículos no site do Detran-ES.

A novidade, disponível desde essa quarta-feira (17), permite que veículos com licenciamento atrasado flagrados nas fiscalizações de trânsito possam regularizar sua situação imediatamente, evitando que o automóvel seja retido ou removido para o pátio do Detran|ES. É importante ressaltar que o pagamento imediato não exclui a multa, mas evita cobranças de taxas de remoção e de estadia do veículo.

“A solução traz modernidade, flexibilidade e agilidade na hora de ter o seu veículo regularizado de forma imediata. Para o Banco, a novidade reforça a importância do papel da instituição em facilitar o dia a dia do capixaba", ressalta o diretor de Meios de Pagamento e Distribuição de Investimentos do Banestes, Marcos Vinicius Nunes Montes.

Não caia em golpe

Tanto os boletos quanto o QR Code para o pagamento devem ser emitidos diretamente no site www.detran.es.gov.br. O destinatário que aparecerá na transação é 'Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.'. Caso apareça um destinatário diferente no QR Code lido, não realize o Pix, já que o pagamento não constará no sistema.

O Banestes e o Detran|ES não enviam o boleto para o endereço do proprietário do veículo, nem cobrança por e-mail ou mensagem de texto para o celular ou WhatsApp.

 

SAIBA MAIS

Emissão do boleto

  • Acesse o site oficial do Detran-ES, detran.es.gov.br.
  • Entre no serviço ‘Consulta de Veículos’ ou nos ícones de emissão de boleto disponíveis na área de ‘Veículos’.
  • Informe a placa e o Renavam do veículo.
  • Selecione os débitos que deseja pagar.
  • O DUA virá com as opções de pagamento via Pix e código de barras, e possibilidade de gerar o PDF do boleto:
    1. Para pagar via Pix, utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”.
    1. Para pagar com o código de barras, faça a leitura do código de barras ou clique em “Copiar” para fazer o pagamento com o código numérico nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas, exclusivamente nos canais de recebimento por eles disponibilizados.
  • Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado ao 'Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.'.
  • Após o pagamento, será exibida a mensagem de confirmação.

Vale destacar que a compensação só será imediata na opção de pagamento via Pix. Caso o boleto seja quitado utilizando o código de barras, a compensação continuará sendo realizada no horário bancário, a depender da instituição financeira, que pode levar até 48h, além de não haver compensação entre 22h e 5h e dias não úteis (feriados e finais de semana).