Cultura

Fundão recebe os tradicionais festejos de São Benedito e São Sebastião ao som de bandas de congo

Postada em:

Após as tradicionais Puxada do Navio e Fincada do Mastro, realizadas em Timbuí no dia 1º de janeiro, os tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito, que figuram entre os eventos mais importantes da cultura popular de Fundão, prosseguem no município com atividades nos próximos dias 13, 20 e 21, a partir das 18h, com concentração das bandas de congo em frente à Igreja Matriz de São José, de onde saem em cortejo pelas principais ruas da sede do município.

Neste sábado (13), acontece a Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião, às 18h, e no sábado seguinte (20), a Puxada do Navio, às 19h. No domingo (21), um dos principais momentos é o Encontro Regional de Bandas de Congo, que reúne bandas filiadas à Associação das Bandas de Congo de Fundão, além de diversas outras vindas de vários municípios do estado, como Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Aracruz, Ibiraçu, Linhares, João Neiva e Viana. A previsão é de que 14 bandas participem do encontro, entre elas: Konfogo, São Benedito e São Sebastião, Bandeira 1, Banda de Congo Mirim São Benedito.

Realizados há mais de 100 anos, os festejos chegam a 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Patrimônio Vivo Capixaba, da Secretaria da Cultura (Secult). A expectativa é de que o evento reúne milhares de pessoas, em especial nos momentos de auge, com a Puxada do Navio e Fincada do Mastro, quando é erguida a bandeira de São Benedito e São Sebastião.

O ritual começa com o mastro sendo cortado e preparado, pintado com cores alegres e fortes, o navio recebe o preparo dos festeiros, a bandeira é pintada pelo artista e artesão, a corda é preparada para receber as mãos que afagam e forçam a puxada do navio. Os tambores surrados recebem novos couros, e a casaca também recebe novas cores.

Após a sede municipal de Fundão, os festejos prosseguem em Três Barras, no dia 4 de fevereiro, a partir das 14 horas, com Fincada do Mastro, com participação de 10 bandas de congo. 

A previsão é de participação de 10 bandas de congo entre as locais Konfogo, São Benedito e São Sebastião, Bandeira 1, Banda de Congo Mirim São Benedito, e bandas de congo regionais. Os festejos se encerram em março e abril, com as derrubadas dos mastros em Timbuí, na sede municipal de Fundão e em Três Barras.

 

Programação:

Fundão (sede municipal)

13/01 (sábado)

  • 18h – Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião

20/01 (sábado)

  • 19h – Puxada do navio

21/01 (domingo)

  • 9h – Missa Festiva em honra a São Sebastião e São Benedito, na Igreja Matriz São José
  • 17h30 – Encontro Regional das Bandas de Congo.
    Chegada das bandas na praça da Igreja Matriz São José
  • 19h – Desfile das Bandas de Congo
  • 20h – Puxada do Navio
  • 21h – Fincada do Mastro

 

Três Barras

04/02 (domingo)

  • 15h – Encontro Regional das Bandas de Congo
  • 17h – Puxada do Navio
  • 18h – Fincada do Mastro

 

Timbuí

31/03 (domingo)

  • 19h – Derrubada do Mastro, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha

 

Fundão (sede municipal)

13/04 – Sábado

  • 19h – Derrubada do Mastro, na Praça da Igreja Matriz de São José

 

Três Barras

21/04 – Domingo

  • 14h – Derrubada do Mastro, na Praça da Igreja de Bom Jesus da Lapa