Educação

Sinal verde para as ações de conscientização no trânsito

Postada em:

Sinal verde para as ações educativas em escolas de Aracruz. O projeto piloto  “Educação de Trânsito”, aconteceu essa semana no CMEI Vera Lúcia Devens, e envolveu crianças de 5 a 6 anos. Promovido pelos agentes de trânsito da secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans). Durante os dias 11 e 13 de dezembro, a escola se tornou um ambiente de aprendizado e diversão para os alunos. Os agentes prepararam atividades  utilizando jogos, brincadeiras e materiais educativos adaptados às suas necessidades e capacidades.

As atividades incluíram a exploração de semáforos em miniatura, onde as crianças aprenderam o significado das cores e como atravessar a rua de forma segura. Também foram utilizados cones e faixas de pedestres em brincadeiras que ensinavam sobre a importância de respeitar as sinalizações de trânsito. Os agentes contaram histórias e cantaram músicas relacionadas ao tema, estimulando a imaginação das crianças e transmitindo conceitos fundamentais, como a importância de usar o cinto de segurança no carro e de atravessar a rua segurando a mão de um adulto.

De acordo com os agentes, as crianças são o futuro da sociedade, e é essencial começar a educá-las sobre o trânsito desde cedo. O projeto “Educação de Trânsito de Aracruz” tem objetivo de transmitir conhecimentos de forma lúdica e interativa, para que essas crianças possam desenvolver uma consciência sobre a segurança no trânsito desde os primeiros anos de suas vidas.

O projeto é uma iniciativa pioneira e fundamental para construir uma geração mais consciente e responsável no trânsito de Aracruz. Ao discutir os princípios de segurança desde cedo, estamos formando cidadãos que crescerão com uma mentalidade voltada para a preservação da vida e o respeito às regras de trânsito.

Para o secretário da Setrans, Almir Vianna, o município se destaca como um exemplo a ser seguido por outras cidades, demonstrando que a educação de trânsito pode começar desde a infância. “Que esse projeto inspire outras iniciativas em todo o país, visando educar e conscientizar as crianças sobre a importância de um trânsito seguro e responsável. Juntos, podemos construir um futuro com menos acidentes e mais vida!”.