Educação

Mais de 180 alunos recebem certificados na última cerimônia de formatura do Proerd em 2023

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), promoveu na noite desta quarta-feira (6), no auditório do Sesc, a última cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Na ocasião, 183 alunos das turmas dos 5º anos das Emef´s Luiza Silvina Jardim Rebuzzi e Zilca Nunes Vieira Bermudes concluíram o curso e receberam seus certificados. Outros alunos do Centro Educacional Para a Vida (Sesc) e do Centro Educacional Pensar também se formaram.


Compuseram a mesa das autoridades, representando o 5º BPM, o Major Márcio Cabral, a 1ª Tenente Carla Silva (Coordenadora do PROERD) e o Cabo PM Martin Westphal Kelbert (Instrutor do PROERD), além da secretária da Semed, Jenilza Spinassé, a Pedagoga e Técnica da Semed, Giucirlene Pereira de Bortoli, o vereador André Carlesso, as diretoras Vânia Recla Fracalossi (Emef Zilca Bermudes), Débora Amorim Gomes Barbosa (Emef Luíza Silvina), Karla Lorena do Centro Educacional Pensar e a professora do Sesc, Luciana Ribeiro.

Com o auditório lotado de estudantes, familiares e amigos, a cerimônia se iniciou com a execução dos hinos Nacional e de Aracruz. A secretária da Semed, Jenilza Spinassé, deu as boas vindas à comunidade escolar presente, parabenizou os formandos e agradeceu a parceria com o 5º BPM. “Boa noite a todos estudantes e familiares presentes, que também são responsáveis pela formação desses futuros jovens. O Proerd só fará sentido se na prática, realmente, essas crianças e pré adolescentes dizerem não às drogas e à violência. Temos que lutar por uma vida melhor, e esse programa oferece essa oportunidade por meio de suas atividades e conteúdo, e nós, enquanto pais, temos que cuidar dessa formação. Muito obrigada ao 5º BPM pela parceria de sempre”, disse.

Representando o 5º BPM, o Instrutor do Proerd, Cabo PM Martin Westphal Kelbert, lembrou dos esforços empreendidos junto aos estudantes durante todo ano. “Tenho trabalhado nas escolas de Aracruz desde o início do ano, e já formamos várias turmas. Queria dizer a estas crianças que sempre estejam atentas aos ensinamentos passados. Durante as aulas falamos muito sobre 

responsabilidades e escolhas, e percebo que nossa mensagem foi recebida. Expliquei muito a eles sobre minha experiência nas ruas, mostrando que quando pessoas fazem escolhas erradas, as consequências negativas aparecem. Obrigado aos familiares pela grande presença, o que é muito importante e nos ajuda nessa caminhada. Parabéns a todos”, destacou.

Após as falas das autoridades, cinco alunos sorteados subiram ao palco e fizeram a leitura das redações que mais se destacaram, mostrando o que aprenderam e como irão se comportar nas ruas, dizendo não às más influências. Eles também receberam das autoridades medalhas de reconhecimento. Ao final, uma das alunas fez o juramento do programa e as diretoras fizeram a entrega dos certificados.

O PROERD
O programa acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz e 5º Batalhão de Polícia Militar (5BPM). Ele é desenvolvido nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada a crianças e adolescentes.

Durante as aulas são oferecidas estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial os referentes à família, escola e comunidade, favorecendo o desenvolvimento da resistência em crianças e adolescentes que possam correr o risco de se envolverem com drogas e terem problemas de comportamento. Todas as aulas são ministradas com base no livro do estudante, que é elaborado especificamente para esse fim e distribuído a cada aluno de forma unitária.