Educação

Estudantes de Aracruz conquistam medalha de prata em Maratona Cactus de Matemática

Postada em:

Mais uma vez o município de Aracruz se destacou na Maratona Cacuts de Matemática. Desta vez, um grupo de estudantes da Emef Paulo Freire, bairro São Marcos, sob a orientação do professor Wegliton Devens, conquistou a medalha de prata após participar da competição que envolveu mais de 9105 alunos de oito estados do Brasil. Esse resultado vem na contramão do último divulgado nesta semana pelo Pisa, a principal avaliação de educação básica no mundo, que mostrou que sete a cada dez estudantes brasileiros de 15 anos não aprenderam o mínimo esperado de matemática. Ou seja, são adolescentes que não conseguem resolver contas simples, nem comparar a distância entre duas rotas, além de não saberem fazer equações consideradas simples, por exemplo.

“É com muito orgulho e felicidade que nós da secretaria de educação recebemos mais esse resultado. Mais uma vez mostramos para todo o país que essa nossa parceria com o Projeto Cactus realmente nos trouxe uma grande evolução no modo de ensinar e aprender matemática, mais do que isso na verdade, pois também estamos formando cidadãos. Parabéns à escola, aos professores e aos alunos envolvidos nessa grande conquista”, disse a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

O Projeto Cactus tem como objetivo estimular o aprendizado em matemática, aguçar o senso de protagonismo e desenvolver habilidades na disciplina em equipes a alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano que participam de desafios matemáticos desenvolvidos por grupos em cada escola. A professora do Projeto Cactus em Aracruz, Helania Mara Grippa Rui, lembrou e explicou a parceria com o município, destacando seu sucesso.

“A maratona Cactus é uma das atividades desenvolvidas no município pelo Projeto Cactus. Nos últimos anos, a Semed abraçou esse projeto, e desde então estamos colhendo muito bons frutos. Os jovens estudantes de cada escola são estimulados a serem desafiados, provocados no ensino da matemática, e como resultado, já conquistamos nos últimos três anos, medalhas de nível nacional, sendo uma de bronze com a Emef Paulo Freire em 2021, outra de ouro com a Emef Luiza Silvina em (2022), e agora uma medalha de prata com a Emef Paulo Freire. É uma alegria e orgulho muito grande ver esses resultados. Agradeço e parabenizo todos os envolvidos que apoiaram o Cactus”, pontuou.

No ano passado a aluna Laysla F. do Rosário, então na 8ª série do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI), Esther Nascimento, em Santa Rosa, também ficou com a medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática, e neste ano, a aluna Maria Eduarda Kley Ayolphi se classificou no Processo Seletivo do Instituto Ponte, que oferece bolsas integrais, sendo que a seleção aconteceu com estudantes do Espírito Santo, Bahia, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

O professor da Emef Paulo Freire e do Projeto Cactus, Wellington Devens do Nascimento, celebrou com entusiasmo a conquista da medalha de prata no nível 2 da maratona. “Esta foi uma competição que envolveu desafios matemáticos e contou com a participação de 37 cidades de oito estados. Foram mais de 1950 times e 9105 estudantes, e dentro deste cenário, nossa escola se destacou brilhantemente. Embora o resultado nos deixa extremamente felizes, é essencial enaltecer o extraordinário empenho dos alunos Giulia Garcia Testa, Sandryane Bandeira Lopes, Lucas Rossi Pereira, Mayck Neto de Oliveira e Yasmin Lopes Falcão. A dedicação foi a força motriz por trás dessa conquista, evidenciando não apenas o conhecimento acadêmico, mas também a resiliência e o espírito de equipe. Parabéns à equipe que elevou o nome da nossa escola e da nossa cidade”, comemorou.

Sandryane Bandeira Lopes do 8º ano e Giulia Garcia Testa do 9º ano da Emef Paulo Freire exaltaram a conquista que tiveram com seus colegas e professores. “Exaltamos nossa equipe pela colaboração e esforço conjunto na Maratona Cactus. Enfrentar tantos competidores tornou a maratona desafiadora, mas a alegria de alcançar o 2º lugar é indescritível. Mais do que uma competição, a maratona foi uma oportunidade para aprendermos a trabalhar em equipe e compartilhar ideias, reforçando valores essenciais para o nosso crescimento. Nossa turma brilhou com a medalha de prata no nível 2 (8º e 9º ano) na Maratona Cactus. Agradecemos pela oportunidade e pela conquista. A dedicação e o empenho nos levaram mais longe do que imaginávamos. Ansiamos pela chance de participar novamente no próximo ano, na esperança de trazer o ouro para nossa escola. A matemática nos uniu e nos impulsionou a alcançar o inesperado”, comemoraram.