Educação

Aracruz participa do 8º Encontro de Arranjo de Desenvolvimento de Educação - ADE Piraquê-Açu.

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educação (Semed), Assistência Social (Semas) e Saúde (Semsa), participou nesta quarta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, do 8º Encontro de Arranjo de Desenvolvimento de Educação- ADE Piraquê-Açu (Aracruz e João Neiva). A ação faz parte do Programa Suzano de Educação e aconteceu em parceria entre os dois municípios com assessoria dos técnicos da Cedac e Escola Aprendiz.

O evento ocorreu das 8h às 16h e teve como tema central a “Educação e Intersetorialidade: uma prática em construção no ADE Piraquê-Açu”. Compuseram a mesa das autoridades o prefeito Dr. Coutinho, a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, a subsecretária da Semsa, Juliana Baioco, os representantes da Suzano, Gerson Peixoto e Camila Lima, a Diretora- Presidente do ADE Piraquê-Açu, professora Tereza Perez, Veridiana Negrine do Programa Educação e Território (Associação Cidade Escola Aprendiz), além de técnicos formadores da Comunidade Educativa (Cedac) e da Escola Aprendiz.

O prefeito Dr. Coutinho deu as boas vindas a todos participantes, destacando a intersetoriedade com  outros municípios e agradeceu a parceria com a Suzano. “Queria dizer que é muito gratificante nos encontrarmos mais uma vez para falarmos de educação, que tem sido uma das prioridades de nossa gestão. Hoje teremos um momento de reflexão e discussões sobre a importância do desenvolvimento de ações de forma intersetorial entre as secretarias municipais e com os municípios vizinhos, o que nos traz mais conhecimento e novas informações, além de trocas de experiências sobre assuntos relevantes e rotineiros, nos permitindo também buscar esforços para a resolução de problemas de forma conjunta. Obrigado também à Suzano pela parceria que nos fortalece ainda mais. Todos juntos seremos muito mais competentes”, ressaltou.

A secretária Jenilza Spinassé lembrou que a Semed mantém a parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) há mais de 20 anos, e com a Suzano desde 2001. “Estamos juntos desde 2001. Conhecemos e validamos de fato o trabalho da Comunidade Educativa- CEDAC  desenvolve em prol da garantia do direito à aprendizagem e a melhoria da gestão educacional. Temos ainda o apoio do Programa Suzano pela Educação, que acontece desde 2011, e sempre lutamos pela permanência desse importante Programa em nosso município. Sabemos que sozinhos caminhamos, mas juntos, vamos muito mais longe. Ótimo evento a todos”!

Falando em compromissos e do desenvolvimento da educação nos municípios, além da questão social, o Consultor da Suzano, Gerson Peixoto, agradeceu ao município de Aracruz por fazer parte desta ação com o executivo, lembrando ainda de outros programas desenvolvidos pela empresa que vem ajudando também muitas famílias que se encontram na linha da pobreza.

“Nós da Suzano queríamos agradecer essa parceria com o município. Assumimos alguns compromissos para renovar a vida, e dentre eles está a contribuição para uma melhor educação nas cidades em que atuamos, junto às secretarias municipais, além de ainda atuarmos nesses territórios tirando mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza, o que está muito ligado com a educação, pois não tem como apoiarmos esse setor, sem olhar para a geração de renda. Sabemos que a pobreza cessa o direito aos estudos, e a falta de conhecimento cessa a geração de renda dessas famílias. Por isso continuaremos trabalhando nessas frentes”, pontuou. 

Após as falas das autoridades, o público pôde acompanhar um momento cultural e de leitura do conto “Era uma Vez”, de autoria do professor de Língua Portuguesa da EMEF Placidino Passos Renan Cotardi Filipe e  com os alunos do 2º ano da Emef Samoel Costa da professora Vanderléia Suprani. A palestra com a temática do evento foi ministrada pela professora Drª Tereza Perez (Cedac), que  interagiu com o público falando sobre os “Caminhos e Perspectivas do Trabalho de Colaboração Intermunicipal”

A programação ainda ofereceu uma rodada de diálogo com os professores, pedagogos, diretores e técnicos das pastas envolvidas; exibição do vídeo institucional: A Colaboração como condição para o sucesso da Gestão Educacional, com os técnicos formadores Reinaldo e Kamila, além da apresentação de Práticas de Gestão Educacional e Intersetorial com Grupos de Trabalhos do ADE , encerrando o evento com uma avaliação final.