Saúde

Prefeitura de Aracruz finaliza ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2023

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), realizou na tarde desta quarta-feira (28), no auditório do Ifes, a 9ª e última Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento teve como público-alvo gestores escolares e técnicos das pastas envolvidas, além do CREAS, Conselho Tutelar e equipes psicossociais.

Na ocasião foram apresentados os resultados obtidos durante todo ano, além das propostas para 2024. As palestras foram mediadas pela psicóloga Juliana Monteiro Gomes (Semsa), pela nutricionista Waleska Gonçalves da Silva (Semsa), pelo dentista Anderson Milanezi (Semsa) e pelo enfermeiro da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Ronaldo Pena.

Juliana Monteiro iniciou as apresentações mostrando que em Aracruz, a intersetorialidade, que envolve a saúde, educação e assistência Social, começou em 2009, contemplando escolas em todo território municipal. “O Ministério da Saúde e da Educação sugerem 14 ações, e nossa cidade as desenvolvem de acordo com o plano de ação construído no território educativo. No início tínhamos apenas três escolas pactuadas, e na vigência de 2023/2024, são todas as 52 escolas municipais pactuadas”, frisou.

Por meio de um telão, a psicóloga mostrou o Plano de Ações e Metas do PSE, como o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI-M), que se reúne semanalmente e é responsável pela gestão do PSE, o Grupo Gestor Escolar (GGE), que planeja, articula e executa as ações no território. Os participantes também tiveram acesso aos relatórios de consultas realizadas de janeiro a outubro de 2023 e algumas das atividades realizadas nas escolas.

Waleska Gonçalves da Silva destacou as atividades realizadas pelas nutricionistas e equipes ESF, como o combate à dengue, promoção da cultura e paz nas escolas, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, além do combate e prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Já enfermeiro Ronaldo Pena destacou os trabalhos realizados nas escolas indígenas como o tratamento de pediculose, nutrição, vacinação e acuidade visual, e dentista Anderson Milanezi e o promoveu uma dinâmica com o público-alvo, onde todos puderem acrescentar ideias e críticas escrevendo-as em recortes de papéis, que foram fixados em quadros e lidos.

O PSE
O PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.