Geral

Aluna da Rede Municipal de Aracruz com deficiência visual aprecia Orquestra de Cantores Cegos

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed) - Equipe de Educação Especial -, promoveu na tarde desta sexta-feira (24), um momento inédito na vida da aluna Ana Ketelyn de Oliveira Santana, do 4º ano da Emef José Marcos Rampinell. Ela, que é deficiente visual (cegueira total), na companhia de sua mãe e das técnicas Rita Silva Rissi e Márcia Carla , compareceu no Teatro SESC Glória, em Vitória, para apreciar uma apresentação da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos.

Leia também: Delegação capixaba embarca para a disputa das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo-SP

Lula desembarca na Arábia onde apresenta projetos de investimento

A Orquestra, que levou ao palco a diversidade da Tradição Oral de norte a sul a do país, é uma iniciativa da Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil) e da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, em parceria com a ES Gás, sendo sua realização viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).

O espetáculo contou com acessibilidade em seus espaços para cadeirantes, banheiros adaptados, intérpretes de libras e audiodescrição. Cerca de 40 voluntários estiveram colaborando para a realização desse grande projeto, sendo que um deles foi a técnica da Semed Rita Silva Rissi, que destacou a importância de oportunizar momentos como esse para a sociedade em geral e em especial para a aluna da nossa rede.

"Hoje pudemos nos emocionar com a belíssima apresentação que nos faz acreditar mais ainda que todos somos capazes. A inclusão acontece quando cada um trata o diferente como igual, e pensar que é necessário conceder as mesmas oportunidades de participação e inclusão social, além de condições sem discriminação, contribuindo assim, para a formação intelectual desses indivíduos", enfatizou.

A apresentação contou repertório inédito, canções de domínio público colhidas nos mais diferentes cantos do país, de norte a sul, e que acompanham atividades como o brincar, o ninar, o trabalho e as festividades.