Geral

Denúncia contra o machismo e o feminicídio, ‘Ato Final’ estreia nos cinemas nesta quinta (16)

Postada em:

As personagens principais do documentário “Ato Final” estão mortas. Para contar suas histórias, as atrizes Janine Correa, Sabrina Feu e Sara Nichio experimentam, no palco, as emoções de mulheres que vivem intimamente o risco do feminicídio. Enquanto isso, um grupo de sobreviventes luta para amparar vítimas de relacionamentos abusivos. Juntas, elas gritam, porque o silêncio mata mulheres todos os dias.

Leia também: Cliente deve ser indenizada após agência de Turismo não cumprir contrato 

Clima de emoção marcou chegada de brasileiros da Faixa de Gaza

Norma das Graças Francisco, Camila Lopes da Costa, Liliene Rosa Pinheiro da Conceição, Cristiane Mendes e Marciane Pereira dos Santos narram suas histórias de sobrevivência diante da violência doméstica que sofreram e trazem ao público uma discussão cada vez mais urgente para a sociedade atual: o feminicídio. Dados do Mapa da Violência, do Atlas da Violência no Brasil e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que, nos últimos dez anos, os casos cresceram em 30%.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 009/2019 – Produção de Longa-Metragem Documentário, da Secretaria da Cultura (Secult), “Ato Final” estreia nas salas de cinema a partir desta quinta-feira (16). Para marcar o lançamento, uma sessão especial acontece em São Paulo, às 17h, no Cine Satyros Bijou. Após a exibição do longa-metragem, haverá um debate com presença da diretora Roberta Fernandes e da convidada Patrícia Ramos, especialista em direitos humanos e defensora voluntária pelo Instituto Maria da Penha.

Distribuído pela Elo Studios, o documentário é produzido pela Andaluz Filmes. Além da direção de Roberta Fernandes, o filme conta com direção de elenco de Rejane Arruda, roteiro de Marcella Rocha e Roberta Fernandes e produção executiva de Rodrigo Cerqueira. A comercialização tem patrocínio da ES Gás, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secult.

Em 2021, “Ato Final” participou do Selo Elas, iniciativa da Elo Studios que fomenta longas-metragens dirigidos por mulheres como forma de colaborar com a equidade de gênero no setor.

 

A escolha pelo tema de “Ato Final” remete à estreia de Roberta Fernandes como diretora, com seu primeiro curta-metragem, “Se Você Contar” (2017), que abordou o abuso sexual infantil a partir da perspectiva de mulheres que foram vítimas dessa violência quando crianças. “Por causa do filme, conheci muitos outros casos de violência contra a mulher, além da sexual, como a psicológica, a física, a patrimonial. De lá para cá, esse assunto passou a me provocar um incômodo pior do que eu já tinha. Sou mulher e moro num dos estados do Brasil em que mais mulheres são mortas por parceiros ou ex-parceiros no Brasil. Ter acesso a tantos casos e viver numa realidade como essa, que naturaliza a violência contra mulher, me motivaram a realizar este longa-metragem documental”, afirma a diretora.

Ela conta que, em sua trajetória como realizadora audiovisual, trabalha somente com o gênero documentário, por meio do qual procura de modo constante acessar a vida das personagens envolvidas com o tema trabalhado neste ou naquele filme. “Para ‘Ato Final’, a questão maior é que as vítimas do tipo de crime que eu queria enfatizar estão mortas, então, fui em busca das que sobreviveram. Mulheres que lutam contra a violência, que foram vítimas de violência doméstica, que acreditassem na causa do filme. Assim, conheci a Marciane, o Grupo Mulheres Guerreiras de Carapina, e outras participantes que estão no documentário. Participei de reuniões dos grupos e me aproximei das integrantes, apresentei a proposta do filme e elas toparam. Lutamos pela mesma causa.”

Roberta Fernandes ressalta que o documentário é uma denúncia contra o machismo, um padrão comportamental que vem matando um sem-número de mulheres todos os dias pelo mundo. Além disso, por meio de “Ato Final”, ela joga luz sobre a escalada da violência no interior dos relacionamentos, a começar pelas pequenas atitudes agressivas que não devem ser aceitas. 

“O filme busca provocar a reflexão do quanto estamos sendo condescendentes com a violência contra a mulher. Entre outras coisas, denuncia as amarras psicológicas em torno de uma relação abusiva. Acredito que ele pode tocar as mulheres pela via da identificação e contribuir com o rompimento dessas amarras”, pontua a diretora, que também é jornalista e venceu o Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas 2018, com “Se Você Contar”. “Ato Final” é seu primeiro longa-metragem.

 

Elenco:

Atrizes

  • Janine Correa
  • Sabrina Feu
  • Sara Nichio

Entrevistadas

  • Norma das Graças Francisco
  • Camila Lopes da Costa
  • Liliene Rosa Pinheiro da Conceição
  • Cristiane Mendes
  • Marciane Pereira dos Santos

 

Ficha técnica:

Direção: Roberta Fernandes

Produção executiva: Rodrigo Cerqueira

Roteiro: Roberta Fernandes e Marcella Rocha

Direção de fotografia: Ursula Dart

Montagem: Iris de Oliveira

Edição de som: Tiago Bello e Toco Cerqueira

Mixagem: Tiago Bello e Toco Cerqueira

Finalização: William Rubim

Preparação de elenco: Rejane Arruda

Distribuição: Elo Studios