Política

Aracruz recebe nota A do Tribunal de Contas

Postada em:

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) anunciou a implementação de um novo painel que permite acompanhar de perto a Capacidade de Pagamento (Capag) dos municípios capixabas. E Aracruz está entre as poucas cidades do todo Estado a ter nota A.

O painel oferece uma visão mensal da situação financeira do estado e de suas cidades, sendo uma ferramenta importante para avaliar a saúde financeira do setor público. De acordo com os dados de setembro, disponíveis no Painel de Controle, apenas 12 das 78 cidades do Espírito Santo conseguiram obter a cobiçada nota A na avaliação da Capag. Isso ressalta a importância da gestão financeira responsável e eficaz para garantir o equilíbrio das contas públicas.

Leia também: Brasil registra recorde da temperatura média pelo quarto mês seguido

Fronteira com o Egito é reaberta mas não há autorizados a deixar Gaza

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove primeira reunião ordinária do biênio 2023/2025

O Secretário de Finanças, Geraldo Magela, destacou que esse resultado positivo é fruto de um esforço conjunto e transparente na administração dos recursos públicos. “A nota A vem consolidar todo trabalho existente na promoção de uma gestão eficaz dos recursos públicos, garantindo a estabilidade financeira da cidade”

O prefeito, Dr. Coutinho, enxerga a nota A como um reconhecimento do comprometimento de suas equipes em utilizar os recursos públicos com seriedade em benefício da população.

 

METODOLOGIA


O presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, apontou a necessidade desse acompanhamento mensal devido a um cenário preocupante em relação ao descontrole das contas, especialmente em comparação com o ano anterior.

Um número significativo de municípios ultrapassou a marca de 95% na relação entre despesas correntes e receitas correntes, o que afetou suas notas na Capag.

A Capag é uma avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com base em dados consolidados de janeiro a dezembro de cada ano. O TCE-ES está adotando a mesma metodologia e fazendo o cálculo mensalmente. Três itens são analisados para chegar à nota final: o nível de endividamento, a liquidez e a poupança corrente.