Geral

Aracruz faz história com três delegados eleitos para a Conf. Nacional de Juventude em Brasília

Postada em:

Com o tema 'Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver' já aconteceram as edições municipais e estadual da Conferência da Juventude, no Espirito Santo. 

A 4ª Edição Nacional da Conferência será de 14 a 17 de dezembro, em Brasília. Foram eleitos para representar o município:  a Delegada Titular da Sociedade Civil Emili Tupinikim (Jovem Indígena da Aldeia de Caieiras Velhas), o Delegado Suplente da Sociedade Civil Sulivan Alves (Jovem Indígena Tupinikim - Desaldeado) e 1° Delegado Suplente do Poder Público Paulo Alves (Jovem Negro, LGBTQIAP+ -  Barra do Riacho).

Com o desafio de preparar uma ponte para o amanhã, jovens aracruzenses e de todo Estado participaram da etapa municipal e estadual da conferência, que contou com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Aracruz.
   

“Foi muito gratificante. Jovens de nossa cidade e do Estado participaram ativamente. Um pessoal muito engajado e disposto a contribuir nos projetos e políticas públicas para a juventude. As sugestões foram importantes porque cada região possui uma necessidade”, disse o secretário da Semesp, Robson Cler Rodrigues. “Os jovens estão cada vez mais interessados em lutar por seus direitos e ter sua voz ouvida”, completou. 


As conferências são importantes instâncias de debates e decisões sobre políticas públicas em diversas áreas. Nessa edição a Conferência Estadual das Juventudes realizou uma grande consulta pública com participação da sociedade, buscando a construção de ações coletivas consideradas prioritárias para as juventudes. O Conselho Estadual da Juventude acompanhou a construção coletiva dessas propostas nas etapas das conferências municipais. Somando os resultados debatidos as demandas serão apresentadas na Conferência Nacional.


O Espirito Santo já realizou três conferências estaduais de Juventude: a primeira edição, 2008, teve como tema “Levante sua Bandeira”; a segunda, com o tema “Conquistar Direitos, Defender o Brasil”, aconteceu em 2011; e a 3ª, em 2015, teve o tema “As Várias Formas de Mudar o Brasil”.


“Essa é uma oportunidade para os jovens aracruzenses firmarem propósitos e mobilizarem a sociedade com protagonismo. Essa edição simboliza a reconstrução e a retomada envolvendo jovens da sociedade civil e o governo municipal na elaboração de propostas inovadoras para o desenvolvimento do protagonismo e de políticas públicas sustentáveis para a juventude de Aracruz”, disse o prefeito, Dr. Coutinho.