Geral

Novos membros do Conselho Mun. dos Direitos da Pessoa com Deficiência são empossados

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Saúde (Semsa), Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), Transporte e Serviços Urbanos (Setrans), realizou na manhã desta terça-feira (31), uma cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) para o biênio 2023-2025. Estiveram presentes as secretárias de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho (Semae) e Rosilene Filipe dos Santos Matos (Semas), além de representantes das demais pastas e de entidades não governamentais.

Abrindo as falas das autoridades, a secretária Rosilene deixou sua mensagem de apoio aos novos conselheiros. “É com muito prazer que estou aqui hoje para participar dessa posse. Queria ressaltar a importância do CMDPD e dizer que todos nós precisamos trabalhar para uma maior inclusão, não só aqui em Aracruz, mas em todo estado e no nosso país. Queria reforçar que temos que dar condições especiais a essas pessoas, pois conheço bem os desafios que são enfrentados no dia a dia com as  diversidades. Que possamos junto ao conselho, trabalhar com políticas públicas de inclusão e na garantia dos direitos”, destacou.

Em seguida, representando o CMDPD, a conselheira Alline Siqueira lembrou de sua participação junto ao órgão e dos desafios enfrentados. “Nesse biênio que se encerra, fui secretária do conselho e fizemos um grande trabalho de parceria com os demais membros. Posso afirmar que nesses dois últimos anos foi bem desafiador, pois ainda pegamos a pandemia, além dos problemas que já enfrentamos. A eleição para o novo biênio também foi bastante complexa, com muitos impasses travados, mas hoje estamos aqui tomando posse. Que possamos trabalhar em prol do direito das pessoas com deficiência, que é o nosso papel primordial enquanto cidadão. Muito obrigada a todos”, disse.

Finalizando as falas, a secretária Jeesala Coutinho (Semae) agradeceu a participação de cada membro e destacou o desejo deles em querer ajudar. “Queria parabenizar cada um de vocês pelo gesto. Sabemos que fazer parte desse conselho não é algo simples, porque além dos seus afazeres, ainda tem mais essa responsabilidade, o que é uma boa ação. O poder público tem que abraçar essa causa, ficando próximo e junto, porque é essa junção que traz resultados. Quando falamos de políticas públicas, estamos falando da participação de todas as pastas envolvidas. Com pessoas engajadas, comprometidas e com entusiasmo para trabalhar, vamos continuar seguindo. Estamos sempre à disposição para discutirmos as melhores propostas para ajudar, pois os desafios virão”, pontuou.

Ao final, todos os membros presentes, titulares e suplentes, foram apresentados  e assinaram a lista do conselho, ouvindo a secretária de Assistência Social Rosilene Filipe fazer a leitura da ata da posse. “Representando o poder executivo municipal, declaro empossados os novos conselheiros municipais dos direitos da pessoa com deficiência. Parabéns!” Concluiu.

O CMDPD é um órgão representativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas municipais de interesse das pessoas com deficiência. Ele é composto por 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, representantes de órgãos governamentais e sociedade civil que tenham contribuído de forma significativa em benefício desse direito, e que tenham em seus objetivos essa finalidade.