Cultura

Projetos “Artebovis - Artesãs de Aracruz” e “Horta da Gente” conquistam 1º e 2º lugares - Biguá 2023

Postada em:

Solenidade do Prêmio Biguá de Sustentabilidade ocorreu em Linhares. 

Os projetos “Artebovis: conhecimento ancestral garantindo um futuro sustentável às extrativistas - Artesãs de Aracruz” e “Horta da Gente” foram premiados na noite desta quinta-feira (20), na categoria “Poder Público”, durante a solenidade do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023, em Linhares. O “Artebovis - Artesãs de Aracruz” que ficou na primeira posição está transformando a vida das mulheres da comunidade de Boa Vista, distrito de Santa Rosa.  A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e do Sebrae está sendo muito bem-sucedida.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Aladim Cerqueira com as folhas da taboa, uma planta ancestral, que cresce às margens do rio Piraquê-Mirim, essas mulheres têm criado artesanatos e gerado renda através de práticas sustentáveis. “A comunidade, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal de Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, tem o pescado com fonte de renda principal, mas, nos últimos anos, foi impactada com as mudanças ambientais na região. Esse projeto que transforma taboa em lindas peças como esteira, bolsas e chapéus é a demostração da resiliência da comunidade, que se uniu na luta contra a degradação do manguezal”.

O Projeto “Horta da Gente” na comunidade de São Francisco, distrito de Santa Cruz, ficou com a 2ª posição e é desenvolvido pela Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Agricultura (Semag). “Eles usam uma área cedida pelo município e foram capacitados pela prefeitura para realizar compostagem caseira com o lixo doméstico e para preparação da área participaram de oficinas de manejo de horticultura. É um projeto de sucesso e muito efetivo com resultados que levam benefícios para comunidade local”, destacou Aladim Cerqueira.

O prefeito de Aracruz Dr. Coutinho recebeu o prêmio ao lado dos secretários municipais de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira e Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho e servidores e parabenizou todos os integrantes e colaboradores do Programa. “Agradeço todos os envolvidos nos projetos, que desempenharam um papel fundamental para esse reconhecimento no Prêmio Biguá. Essa conquista é um motivo de orgulho para Aracruz. É uma grande responsabilidade do poder público estimular as comunidades da importância dos cuidados com o meio ambiente. Estamos trabalhando para construir uma cidade mais sustentável   e com mais qualidade de vida para todos.

“Foi uma grande alegria para nós participarmos do Prêmio Biguá da Rede Gazeta. Presenciamos projetos do município sendo reconhecidos, dois premiados em primeiro e segundo lugar. Isso mostra que estamos no caminho certo, envolvendo as comunidades que são conscientes do que é necessário fazer para crescer de forma sustentável”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira. 

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade celebra projetos e iniciativas que valorizam o cuidado com o solo, água, fauna e flora nas regiões Sul, Norte e Noroeste do Estado. Maria Helena Vargas, diretora da Rede Gazeta Norte, destacou que, ao longo desses anos, estes têm sido os objetivos do Biguá: divulgar iniciativas e incentivar outras pessoas a adotar e replicar as mesmas práticas.