Geral

Senac-ES e Amigos da Justiça transformam vidas de Quilombolas em Ibiraçu

Postada em:

A Padaria Quilombola, em Ibiraçu, foi reinaugurada como parte do projeto Mãos do Quilombo, uma iniciativa da Associação Amigos da Justiça em colaboração com a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG).

A Comunidade Quilombola São Pedro, localizada em Ibiraçu, no norte do Espírito Santo, viveu um momento histórico. Onze formandos celebraram suas conquistas em um evento marcante, a formatura do Curso de Panificação, realizada na manhã da última quarta-feira (04), na própria comunidade. Essa conquista é o resultado de uma parceria entre o Senac-ES e a Associação Amigos da Justiça.

Para os formandos, o curso com carga horária de 96 horas de duração, realizado entre os dias 8 de maio e 12 de junho,  foi muito mais do que uma formação em técnicas de panificação; foi o início de uma jornada de transformação que trouxe novas perspectivas de vida. Durante o aprendizado na Padaria Quilombola, situada dentro da comunidade, esses alunos adquiriram habilidades para uma nova profissão capaz de gerar renda.

Para uma das concludentes, Eliana Vicente dos Santos, a formação com o Senac foi uma experiência proveitosa. “Por meio do conteúdo ensinado cultivei um sentimento de grande entusiasmo para a realização de cada receita. A criação da Padaria Quilombola e a execução do curso abriu boas oportunidades para a gente. Agora, com esse conhecimento podemos ir mais longe”, relatou. 

De acordo com o instrutor do Senac-ES em Santa Teresa, Odirlei Carioca Dematte, a metodologia do curso possibilitou uma troca de conhecimentos com a história da comunidade e com a valorização dos produtos locais para as receitas. “O curso seguiu uma metodologia no preparo de forma artesanal e tradicional, permitindo que os alunos desenvolvessem competências teóricas e práticas fazendo uso de insumos fabricados dentro da própria comunidade”, destacou.

A parceria entre o Senac-ES e a Associação Amigos da Justiça é um exemplo genuíno de como a educação pode ser uma ferramenta de empoderamento pessoal e social, sendo capaz de transformar vidas. A Associação Amigos da Justiça encaminhou os alunos para o Senac de Santa Teresa, que proporcionou o curso de panificação de forma gratuita, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Dos treze alunos matriculados, onze conseguiram concluir o curso com sucesso.

A formatura

Durante a formatura, autoridades e representantes das instituições envolvidas visitaram as instalações da padaria, onde foram apresentados os equipamentos e as produções gastronômicas aprendidas ao longo do curso. A entrega dos certificados foi marcante, sendo traduzida pela emoção dos alunos diante da conquista. Para o encerramento, houve um coffee break especialmente elaborado pela turma de formandos. 

A Padaria Quilombola: uma herança cultural

A Padaria Quilombola, em Ibiraçu, foi reinaugurada como parte do projeto Mãos do Quilombo, uma iniciativa da Associação Amigos da Justiça em colaboração com a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG). Após uma completa revitalização, a padaria agora oferece oficinas de produção de alimentos, incluindo panificação, confeitaria e massas, utilizando ingredientes cultivados pela comunidade.