Geral

Reunião entre Prefeitura e PNAE discute a inclusão de produtos da agricultura familiar indígena

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou na manhã desta terça-feira (3), no Polo UAB, de uma reunião com representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo foi discutir a inclusão de agricultores familiares indígenas na venda de seus produtos para o programa de alimentação escolar.

Estiveram presentes a secretária Jenilza Spinassé (Semed) e equipe técnica, representantes do PNAE, Bruno Costa (Coordenação de Monitoramento Indígena); Sineide Neres (Nutricionista) e Renata Gomes (Coordenação de Controle Social), além de representantes da cooperativa CAF Aracruz, da secretaria de Agricultura (Semag) e do Conselho da Alimentação Escolar.

“Por lei, os indígenas têm prioridade na venda de seus produtos na alimentação escolar. Hoje, por exemplo, temos aqui na reunião a Cooperativa CAF, que conta com a participação de três indígenas. Nosso intuito é propor uma ação dentro das comunidades, para que possamos mobilizar os indígenas a participarem, pois caso haja um agricultor familiar tradicional e outro indígena, o segundo teria a preferência na venda dos produtos alimentares. Esta é uma forma que temos para trazer proteção social a uma população mais vulnerável”, explicou o Coordenador de Monitoramento Indígena do PNAE, Bruno Costa.

Durante a reunião, os participantes falaram da agricultura familiar, dos problemas enfrentados na produção, da parceria entre a cooperativa e as escolas, além de relatarem as dificuldades com a venda de produtos considerados processados ou minimamente processados, como leite, iogurte, feijão, fubá e farinha. Após a reunião, os representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na companhia dos servidores das secretarias envolvidas, visitaram escolas indígenas para conhecerem as comunidades para mobilizá-los e ver se o que eles produzem.

Na próxima sexta-feira (6), haverá uma outra reunião com as lideranças indígenas na aldeia de Caieiras Velha. “O FNDE tem visitado os municípios para acompanhar de perto a alimentação escolar e a inclusão dos produtos da agricultura familiar no programa nacional de avaliação. Aqui em Aracruz, eles querem entender como que a agricultura familiar é incorporada nas escolas indígenas, o que é de suma importância, porque além de nos trazer mais conhecimentos, temos a oportunidade de levar nossas práticas para outras cidades do Brasil”, destacou a secretária Jenilza Spinassé (Semed).