Educação

Seminário debate Gestão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Aprendizagens

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A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), realizou nesta segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, o Seminário sobre a Gestão do Acompanhamento e Avaliação das Aprendizagens. O evento teve como público-alvo Diretores e Pedagogos da Educação Básica e foi conduzido pela renomada professora Vanessa Lima Martins, mestre em linguística. O prefeito Dr. Coutinho e a secretária Jenilza Spinassé (Semed) estiveram presentes, assim como as representantes do Governo do Estado, Rita de Cássia e Rosa Ambrósio.

A secretária Jenilza Spinassé abriu as falas das autoridades, dando as boas-vindas ao público. "Estamos começando esta semana de maneira especial, reunindo-nos para refletir e estudar esta importante tarefa que temos como rede, que é assegurar a aprendizagem de todos os nossos estudantes. Quero expressar minha gratidão à Sedu por esta parceria que tem feito uma grande diferença na educação de todo o Espírito Santo. Hoje teremos uma palestra com uma professora vinda do Ceará, um estado que tem se destacado no Brasil, e desde o momento em que a convidamos, tivemos um sim imediato, demonstrando o compromisso real com a educação no nosso país. Sejam todos bem-vindos e aproveitem a palestra. Tenho certeza de que sairemos daqui fortalecidos"

, afirmou.

Representando o Governo do Estado, Rita de Cássia, Subgerente do Fortalecimento da Aprendizagem/Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios - Gerco/Sedu, deixou uma mensagem aos gestores destacando a parceria com os municípios. "Obrigada a cada um de vocês que acordaram cedo e vieram aqui hoje. Nossas crianças merecem constantemente a busca pelo aprendizado. À medida que a sociedade se transforma ao longo do tempo, os alunos também enfrentam essas mudanças, e, portanto, precisamos ajustar nossas práticas. Com o tema que será abordado na palestra de hoje, teremos que analisar os dados, que oferecem um panorama da aprendizagem dos estudantes. Como rede de ensino capixaba, cada município deve olhar para si, e é aí que entra o monitoramento e a vigilância para garantir uma aprendizagem adequada para nossos meninos e meninas. Como Sedu, queremos apoiar cada município e expressar nossa gratidão a

 Aracruz por essa colaboração, na qual compartilhamos conhecimento e saberes", enfatizou.

Encerrando as palavras das autoridades, o prefeito Dr. Coutinho destacou a importância da alfabetização no progresso do ensino em Aracruz. "Hoje, vocês terão uma palestra com uma grande profissional da área da educação. Não podemos oferecer um futuro melhor para a sociedade sem aprendizado, por isso, falar sobre alfabetização é de extrema importância. Ver nossos estudantes do segundo ano do ensino fundamental lendo fluentemente me enche de orgulho e esperança. Reafirmo meu compromisso de buscar constantemente um ensino de cada vez mais qualidade em nossa rede municipal. Tenham todos um ótimo evento", destacou.

Antes do início da palestra, houve uma apresentação cultural com dois alunos do segundo ano do ensino fundamental realizando leituras. João Miguel Silva Garcia, da Emef Samoel Costa, fez a leitura do texto "O Direito das Crianças", de Ruth Rocha, enquanto Laura Emanuelle Mercier Barbosa de Oliveira, da Emef José Marcos Rampibelli, leu o texto "Brasis", da escritora Elisa Lucinda. Eles foram agraciados com uma lembrança entregue pelo prefeito Dr. Coutinho.

Acompanhamento e Avaliação das Aprendizagens

A professora e mestre em linguística, Vanessa Lima Martins, iniciou sua palestra destacando as ações pedagógicas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem, explicando a realidade do ensino no Ceará. "O estado do Ceará inspirou a criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que teve início em 2013. Coordenei a Língua Portuguesa desse programa por 18 anos. Sou formadora dos formadores do programa de alfabetização, que começou na cidade de Sobral e se tornou uma política em todo o estado cearense. Das 100 melhores escolas do Brasil, 89 estão no Ceará, com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Vou falar um pouco sobre as especificidades da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e os direitos das crianças. Não trabalhamos com a alfabetização nessa etapa, que ocorre no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Devemos prestar atenção às linguagens usadas para que as crianças tenham uma abordagem lúdica da leitura e escrita", explicou.

Vanessa questionou a plateia sobre por que alguns estudantes conseguem aprender a ler, escrever e compreender, enquanto outros não, e como os gestores podem apoiar melhor os professores alfabetizadores para garantir uma aprendizagem efetiva de todos os alunos. Segundo ela, a escola tem a responsabilidade de assegurar a aprendizagem de todos os estudantes.

Através de um telão, ela também explicou os conceitos de alfabetização e letramento, destacando que ler e escrever é mais complexo do que simplesmente decodificar palavras; é necessário compreender o que se lê e escreve. Além disso, esse significado varia de acordo com as necessidades da sociedade. Outro conceito abordado foi o da escola como um lugar onde a criança transita de um ambiente particular para elementos coletivos, deixando de lado a linguagem privada em favor da linguagem coletiva, e abandonando símbolos familiares em favor de símbolos coletivos que pertencerão a gerações futuras.

Os gestores e pedagogos puderam compreender que uma escola eficaz requer uma compreensão de sua função e propósito, reconhecendo sua responsabilidade na aprendizagem dos estudantes e entendendo que uma aprendizagem eficaz depende do que ocorre dentro da própria escola.