Geral

Senac, Prefeitura de Jaguaré e empresários juntos pela inserção de jovens no mercado de trabalho

Postada em:

O Senac-ES e a Prefeitura Municipal de Jaguaré, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, firmaram uma parceria com o objetivo de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho. A aula inaugural da primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional aconteceu na noite de terça-feira (19), na escola EMEF Cipriano Coco, em Jaguaré. 

A iniciativa propõe a capacitação de 21 jovens, com idades entre 14 e 24 anos, no Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercado. Após três meses de formação pelo Senac-ES, os participantes aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula nas empresas parceiras durante mais três meses como jovens aprendizes. 

Alguns empresários também estão envolvidos nessa iniciativa. Os supermercados: Da Praça, Sartori e Comercial Colato são parceiros que estão contratando os participantes do programa e custeando a remuneração dos jovens durante e depois do período de formação.

A mais nova jovem aprendiz do Supermercado da Praça, Laisla dos Anjos, de 16 anos, trabalhou apenas na lavoura e em serviços informais. A adolescente relatou os desafios de conquistar o tão sonhado primeiro emprego. “É muito difícil conseguir um emprego sem ter experiência, principalmente em cidades pequenas, onde fica ainda mais desafiador”, disse.

Para a Analista de Relacionamento com o Mercado do Senac-ES, Natyelle Aguiar, a parceria representa um avanço significativo para a instituição. “O município nunca teve acesso a programas que visam preparar jovens para o mercado de trabalho. Agora, 21 jovens terão a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e gerar sua própria renda, com a orientação e o suporte necessários do Senac”, destacou.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento de Jaguaré, João Henrique Sartori, a iniciativa vai garantir frutos a longo prazo. “Reconhecemos a importância do programa jovem aprendiz para o nosso município, com isso, queremos criar uma cultura para que a médio e longo prazo possamos colher bons frutos para os empreendimentos da cidade. Formar não apenas um jovem capacitado, mas um cidadão”, afirmou.