Geral

Aracruz é a 4ª cidade mais competitiva do Estado

Postada em:

No Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023, divulgado na última quarta-feira (23), Aracruz conquistou a 4ª posição entre as cidades capixabas que participaram da pesquisa. O município subiu 17 posições em relação a 2022. 

A qualidade dos serviços públicos é o principal indicador utilizado na pesquisa. O acesso e a qualidade do sistema de saúde, sustentabilidade fiscal, meio ambiente, funcionamento da máquina pública, qualidade da educação e saneamento são apontados como potenciais do município.

“Esse resultado significa temos um ambiente de negócios favorável para investimentos privados, ou seja, investimentos que trazem recurso para Aracruz, que geram emprego e renda para os moradores do município, melhora as atividades do comércio e serviços, e aumentam as receitas públicas para que a Prefeitura de Aracruz faça mais obras de infraestrutura e melhorias nos equipamentos públicos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo. 

Ainda no ranking, acima de Aracruz está Vila Velha, ocupando a 3ª posição, Cachoeiro de Itapemirim em 2º lugar e a capital Vitória em 1º. O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. 

“Nosso trabalho está pautado no checklist do Cidade Empreendedora e nos últimos anos fortalecemos a infraestrutura da cidade e o ambiente de negócios para promover o desenvolvimento do município. Os indicadores deste resultado demonstram que Aracruz está no caminho do desenvolvimento econômico e da inovação, e vamos evoluir muito mais”, disse o prefeito, Dr. Coutinho.