Cidades

Primeira parcela do IPTU vence no dia 12 de agosto

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz já começou a distribuição dos carnês do IPTU, cuja data de pagamento da cota única ou da primeira parcela é até o dia 12 de Agosto. Quem quitar de forma integral e antecipada terá o desconto de 10%. Quem preferir parcelar pode optar por pagar em quatro vezes. É importante destacar que, os imóveis com valor venal até 33 mil reais são isentos do pagamento.

O Subsecretário Municipal de Receita e Administração Tributária Interino, Rhayner Costa Placides, ressalta a importância do pagamento do IPTU, pois o imposto é uma fonte de arrecadação de suma importância para a administração municipal. É com essa verba que a Prefeitura executa as ações que beneficiam toda a comunidade.

De toda a verba arrecadada por meio o IPTU, no mínimo 25% é destinado para a Educação e 15% para a Saúde. Os demais 60% são distribuídos no orçamento global, destinado ao investimento de obras, desenvolvimento social e infra-estrutura em geral, recursos humanos e demais serviços públicos. Assim, o cidadão adimplente com seus tributos além de auxiliar no desenvolvimento do município e agregar valor ao seu imóvel, também oferece mais qualidade de vida para todos da cidade.

No ano de 2014, Aracruz arrecadou aproximadamente 63% do IPTU lançado, o que corresponde a R$4.428.083,01. Considerando este mesmo percentual para o ano de 2015, a previsão de arrecadação é de, aproximadamente, R$5.800.397,58.

Quando o cidadão efetua o pagamento em dia, ele ajuda a transformar esse recurso em benefícios para todo o município, obtendo assim melhorias para todos nas áreas sociais e de infra-estrutura. E quando todos exercem esse dever, os tributos são melhores distribuídos, minimizando as taxas.

Aqueles contribuintes que não receberam o carnê no endereço declarado poderão retirar a segunda via acessando o site da Prefeitura de Aracruz (www.aracruz.es.gov.br), clicando no “Portal de Serviços” que fica a direita e na parte inferior da página. Em seguida, é só procurar o link “Emissão de IPTU” e imprimir a 2ª via.

Demais informações poderão ser adquiridas na Subsecretaria de Receita e Administração Tributária, na Casa do Cidadão, no Centro de Aracruz, ou por meio do telefone: 3296-1798.