Economia

Atuação do Bandes é nota AA pelo terceiro ano seguido, afirma agência internacional

Postada em:

A Fitch Ratings, uma das mais importantes agências classificadoras de risco de crédito do mundo, avaliou e reconheceu o desempenho do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como uma instituição de fomento estratégica e importante para o crescimento da economia e transformação do Espírito Santo e de suas regiões. A agência classificou o banco com a nota AA, na perspectiva nacional de longo prazo, mantendo a instituição no topo da lista de avaliações pelo terceiro ano seguido.

A classificação AA demonstra um bom equilíbrio entre as obrigações financeiras do Bandes e o seu patrimônio, o que fortalece a posição do banco como uma instituição confiável e sólida. O documento da agência classificadora destaca, ainda, a melhora contínua do desempenho do banco capixaba observada no último triênio, de 2020 a 2022, fruto da opção estratégica por investimentos em operações de qualidade para o apoio a negócios nos segmentos de indústria e de serviços e no setor público, por meio de crédito para os municípios.

“O principal objetivo do Bandes é expandir e promover os programas governamentais que contribuam para o desenvolvimento da economia regional, por meio de linhas de financiamento a pequenas e médias empresas e aos municípios, especialmente para investimentos com foco em tecnologia. O Bandes também desempenha papel importante no apoio à economia do Estado, por meio de fundos criados pelo Governo e administrados pelo banco”, aponta o documento da Fitch Ratings.

“O Bandes tem como uma de suas expertises o financiamento às atividades produtivas do Espírito Santo. Com o reposicionamento do banco, atuamos visando à transformação econômica do Estado, com investimentos direcionados para projetos inovadores, sustentáveis e promissores, que impactam positivamente a realidade capixaba. O reconhecimento feito pela Fitch Ratings em nossos processos e na melhoria da governança relembra a atuação do banco como o braço de desenvolvimento do Governo do Estado, com a importante missão de impulsionar o crescimento da economia local”, frisou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.

Para o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, a avaliação da Fitch Ratings reforça o bom desempenho do banco em captar e direcionar recursos de qualidade para projetos de impacto na economia capixaba, bem como destaca os processos eficientes de melhorias de processos conduzidos pela instituição de fomento. “Somos uma instituição sólida no setor produtivo do Espírito Santo, que tem atuado, ainda mais, próxima das demandas dos setores estratégicos. Essa classificação de risco abre várias portas para que o banco continue com o seu compromisso de transformar a realidade capixaba”, frisou o diretor.

O que é rating?
O rating é uma “nota” e se refere ao mecanismo de classificação de crédito de uma empresa, um país ou um título. Essa nota é emitida por agências classificadoras de risco que avaliam aspectos financeiros e a capacidade do avaliado de honrar suas obrigações financeiras no prazo. Para esta classificação são considerados pela Ficth Ratings em seu processo de avaliação os aspectos econômico-financeiros, os padrões de governança corporativa e a capacidade de crescimento do Bandes.

A atribuição de rating leva em conta uma série de variáveis para definir o nível de risco de inadimplência do agente financeiro. São estudados aspectos sociais, econômicos e políticos para estabelecer a classificação de risco, assim como características da própria instituição. Para realizar a classificação de risco, as agências de rating recorrem tanto a técnicas quantitativas, por exemplo, como análise de balanço patrimonial, ativo, passivo, fluxo de caixa e projeções estatísticas, quanto a análises de elementos qualitativos, como ambiente externo, setor da empresa, legislação, questões jurídicas e percepções sobre o emissor e seus processos.