Meio Ambiente

Movimento para preservação dos manguezais do Piraquê-Açu cada vez mais forte

Postada em:

É na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim que está um dos ecossistemas litorâneos mais importantes do município. Fonte de renda para diversas comunidades, berçário da vida marinha, os manguezais mantêm o equilíbrio ambiental e a perfeita sintonia entre a água doce e a água salgada. Imagem: Semam e Humberto De Marchi

Hoje (26), os manguezais da reserva do Pìraquê-Açu receberam dezenas de pessoas que, embora sejam de lugares diferentes, possuem um objetivo comum que é cuidar do mangue. Este encontro aconteceu durante o 2º Mutirão de Limpeza dos manguezais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). 

A ideia de realizar essa ação surgiu durante uma das reuniões do conselho, formado por moradores locais e poder público, que trata de assuntos da reserva. Manter os manguezais limpos é uma questão antiga, principalmente porque muitas pessoas que não são moradoras da região frequentam os rios e manguezais da reserva sem se preocuparem com a preservação da natureza.

 

Sheila Lopes Felix conhece bem essa questão. Ela é pescadora há mais de três décadas, aprendeu tudo com o pai que costumava pescar com uma canoa de madeira. “Essas pessoas que vêm de outros lugares não têm a mesma preocupação que os pescadores da região tem de recolher todo lixo. Nós precisamos cuidar dos manguezais porque fazem parte da nossa vida. É muito importante que a gente tenha ações como essa”, disse ela enquanto participava do evento. 

Este é o segundo mutirão organizado pela Semam. O primeiro aconteceu em março deste ano e a limpeza foi feita em manguezais do Piraquê-Açu. Já no mutirão desta quarta-feira (26), os participantes percorreram trechos de mangue do Piraquê-Mirim e foram divididos em grupos para que o lixo fosse recolhido em quatro pontos específicos, principalmente onde há entrada para barcos ou lugares que são utilizados para acampamento de catadores de caranguejo. São esses os locais em que geralmente há o maior acúmulo de resíduos. 

“O manguezal é um dos ecossistemas mais nobres que temos, muitas espécies marinhas dependem dele e várias comunidades integradas dentro da reserva do Piraquê-Açu a utilizam para sua própria sobrevivência, e toda essa falta de disciplina de algumas pessoas prejudica esse ambiente e compromete a vida que existe e depende dos manguezais. Mais do que limpar essas áreas, nossa maior intenção é conscientizar sobre o descarte correto do lixo e chamar atenção sobre a preciosidade que é a natureza”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.