Educação

Projeto trabalha competências para educação integral de forma lúdica com alunos da rede pública de A

Postada em:

Cinco escolas da rede pública de ensino de Aracruz (ES) já começaram a receber as primeiras atividades do projeto Baú das Artes. A iniciativa é realizada pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - patrocinada pela Evonik e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A ação prevê a capacitação de 30 professores para replicar em sala de aula, de maneira divertida e criativa, um conteúdo preparado sob medida para desenvolver habilidades essenciais para a formação integral dos futuros cidadãos. Tudo com o suporte de um colorido móvel, repleto de adereços e acessórios, além de um acervo de 250 livros. Serão beneficiados 681 alunos diretamente e 725 indiretamente nesta edição.

 

“Em todos os seus projetos, a Evoluir atua para promover o desenvolvimento de cinco competências essenciais para o desenvolvimento integral de crianças e jovens: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente”, ressalta Cláudia Diogo Pereira, coordenadora do Baú das Artes na Evoluir. “Na prática, essas são as diretrizes que seguimos para a elaboração de todos os conteúdos. Assim, conseguimos trabalhar habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, comunicação, relacionamento, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para o bem comum. Tudo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz.

 

Claudia explica que, no Baú das Artes, esses conceitos são abordados de maneira lúdica, onde o aluno aprende brincando temas relevantes, divididos em seis macro áreas temáticas. “As atividades envolvem Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde”, relata. “Dentro desse contexto, cada tarefa proposta pelo professor é uma oportunidade de exercitar a imaginação, a criatividade, a capacidade crítica e o raciocínio lógico, considerando ainda aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e socioambiental. Ao investir na educação integral de crianças e jovens, o objetivo é ter adultos mais preparados para impactar positivamente a sociedade em um mundo em constante transformação”.

 

“Este projeto está totalmente alinhado com o propósito da Evonik ao apoiar projetos sociais, pois priorizamos iniciativas que possam deixar um legado por meio do conhecimento e que promovam a construção de um mundo melhor”, destaca Regina Bárbara, Gerente de Comunicação e Eventos para América Central e do Sul da Evonik - uma das líderes mundiais em especialidades químicas.

 

Em Aracruz, os professores participarão de quatro encontros de capacitação, sendo dois presenciais e dois virtuais, totalizando 42 horas, com uma abordagem teórica sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos e dicas para a utilização dos materiais fornecidos em sala de aula. Além do baú colorido que dá nome à iniciativa, os educadores recebem também um manual, indicando os conhecimentos, valores e competências que cada atividade permite trabalhar e os cruzamentos com os conteúdos curriculares. Completam o material didático seis cadernos de atividades, um por macro área temática da BNCC, disponibilizados digitalmente. Cada caderno traz oito projetos, formando um rico repertório de 48 projetos transdisciplinares.

 

Em 2023, participam do Baú das Artes em Aracruz as escolas municipais Itaparica, Prof. Barula Neves dos Santos, Coqueiral, Ermelinda Giacomim Farina e Novo Irajá.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Baú das Artes dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa,  de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Graças a sua proposta transdisciplinar e sistêmica, o programa extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Vida Saudável (ODS 3) Igualdade de Gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), Ação contra Mudança Global do Clima (ODS 13), entre outros.

 

Sobre o Baú das Artes

Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto multidisciplinar e interativo Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2012, para levar às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, sempre de maneira lúdica. Todo o conteúdo está organizado a partir das seis macro áreas temáticas da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde). Desde sua criação, mais de mil baús já foram entregues para instituições de todo o país, beneficiando 240 mil alunos de 800 escolas da rede pública, em 77 municípios e 12 estados.

 

Sobre a Evonik

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2022, registrou vendas de 18,5 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,49 bilhões de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Cerca de 34.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br