Educação

Aracruz terá vigilantes nas escolas da rede municipal de ensino

Postada em:

Para garantir a segurança dos alunos da rede municipal de ensino de Aracruz, o prefeito Dr. Coutinho determinou a contratação de vigilantes para atuar nas escolas do município. O anúncio foi feito pela secretária de Educação Jenilza Spinassé, na noite desta quarta-feira (19), durante a Audiência Pública sobre segurança, realizada na Câmara Municipal. 

As medidas vêm sendo adotadas por iniciativa da gestão municipal, ouvindo também uma comissão formada por pais de alunos e o coletivo escolar, um grupo composto por professores, pais, diretores, pedagogos e corpo administrativo de cada uma das 52 escolas da rede municipal.

De acordo com o prefeito Dr. Coutinho novas estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas estão sendo adotadas em Aracruz. “A segurança dos nossos alunos é prioridade para a gestão. Nosso objetivo é que estudantes, pais e servidores tenham um ambiente seguro e tranquilo, mas pedimos também a colaboração das famílias que se atentem ao comportamento dos filhos”, disse

Jenilza Spinassé, secretária de educação destacou que a gestão tem estudado e realizado ações voltadas para esse tema desde o acontecimento em Coqueiral e em outras escolas dos país. “A segurança nas escolas é um problema que assola todo o país. Anunciamos uma medida de extrema importância que, aliada às outras ações já realizadas pela gestão, vão contribuir e garantir que nossos alunos, profissionais e comunidade escolar se sintam cuidados e protegidos dentro do ambiente escolar. Vale ressaltar que temos parceiros importantes como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Vereadores e Governo do Estado, que juntos a prefeitura, vem buscando alternativas para contribuir nesse processo”, disse. 

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Milene Weck Terra, falou dos dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. “É importante que tenhamos a amplitude do que vem acontecendo no nosso país. De acordo com o balanço do ministério, nos últimos 10 dias, 756 perfis em diferentes redes sociais foram retirados do ar por influenciar ou estimular ataques violentos nas escolas. Além disso, 225 pessoas foram presas ou apreendidas; 694 adolescentes e adultos intimados a prestar depoimento em delegacias; 155 buscas e apreensões foram realizadas; 1.595 boletins de ocorrência registrados; 1.224 casos em investigação e mais de 7.500 denúncias recebidas no canal oficial criado pelo Governo Federal. Isso mostra que existe uma rede organizada que está estimulando a violência nas escolas”, pontuou.

 

Câmeras nas escolas

Outra medida importante para reforçar a segurança dos alunos e profissionais da rede municipal de ensino foi a instalação de câmeras de videomonitoramento nos espaços. A ação é uma parceria das secretarias municipais de Educação (Semed), Administração e Recursos Humanos (Semad) e Ações Estratégicas (Semae). 

Além das câmeras, as escolas também possuem o botão do pânico que aciona automaticamente a base operacional, entrando em contato direto com as forças policiais. O serviço de videomonitoramento dos espaços está em funcionamento desde o segundo semestre de março e tem suas atividades monitoradas 24 horas pela Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI). 

“ Foi uma das câmeras da CISI, instaladas no bairro, que contribuiu para o reconhecimento do veículo utilizado pelo atirador, durante o atentado em Coqueiral. Diante desse cenário, a gestão entendeu a necessidade da instalação dos equipamentos nas escolas. Temos trabalhado para que cada vez mais,

alunos e profissionais, se sintam seguros no local que vão para aprender”, destacou o secretário da Semad, Marcus Coelhos. 

Jeesala, secretária da Semae, falou do cuidado e atenção que a gestão tem direcionado a comunidade escolar. “Hoje, nosso olhar para as escolas da rede municipal de ensino é totalmente diferente do que tínhamos antes do atentado em Coqueiral. A segurança e a boa educação sempre foram prioridade, mas hoje, não é apenas isso, devemos ter também a atenção e o cuidado com a saúde psicológica dessas pessoas, por isso, além dos investimentos em vigilantes e câmeras, também temos priorizado os atendimentos psicológicos e da saúde mental, dos estudantes e professores”, finalizou.

Fonte: Agência Brasil