Policial

Polícia Civil prende militar suspeito de matar vizinho em Vitória

Postada em:

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, com o apoio da Central de Teleflagrante, realizou, na noite dessa segunda-feira (17), no bairro Barro Vermelho, em Vitória, o cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pelo plantão Judiciário da 1ª Região, em desfavor de um policial militar, de 28 anos. 

 Segundo as investigações, o militar é suspeito de ser o autor do homicídio de Guilherme José Rocha Soares, de 37 anos. O fato ocorreu na madrugada dessa segunda-feira (17), no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

 O titular da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Vitória, delegado Marcelo Cavalcanti, informou que o crime teve como motivação uma discussão entre vizinhos.

 Durante a madrugada de segunda-feira, o autor do disparo, um policial militar de 28 anos, foi encaminhado por uma equipe policial para a 1ª Delegacia Regional de Vitória, atendida pela Central de Teleflagrante. Ele foi ouvido pela autoridade policial, que entendeu, pelas oitivas, que não haviam elementos suficientes para lavrar o auto de prisão em flagrante. Por isso, naquele momento, o policial militar foi liberado e a arma ficou apreendida.

 No decorrer do dia, a Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Vitória foi acionada e deu início às diligências no local do crime, onde foram arrecadados novos elementos que demonstram que o militar, suspeito de ser o autor do crime, não agiu em legítima defesa. Imediatamente, a Polícia Civil fez o pedido de prisão temporária do suspeito pelo crime de homicídio qualificado.

 “As filmagens obtidas retratam que o militar executou a vítima, após uma discussão entre os envolvidos. Diante dos novos elementos obtidos, com o apoio do delegado Gabriel Lanna, da Central de Teleflagrante, o Plantão Judiciário da 1ª Região representou pela prisão temporária do militar” disse o delegado Marcelo Cavalcanti.

 Ainda de acordo com o delegado, posteriormente, foi feito contato com o advogado de defesa do militar, tendo esse se apresentado de forma voluntária, sendo, então, dado cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido. “Ressalta-se que o autor do crime ainda não prestou esclarecimentos, sendo que seu interrogatório será realizado em momento posterior”, pontuou Cavalcanti.

Após os procedimentos de praxe, o capturado foi encaminhado ao presídio Militar, no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, onde permanece à disposição da Justiça.

Posicionamento da Polícia Militar

Na madrugada dessa segunda-feira (17), policiais militares foram acionados para verificar uma ocorrência de disparo de arma de fogo em um condomínio no bairro Jardim Camburi, em Vitória. No local, a síndica do condomínio relatou que a vítima, do sexo masculino, estava em óbito.

Prontamente, um policial militar, morador do condomínio, se apresentou como autor do disparo e entregou o armamento. Ele relatou que estava próximo à porta de entrada do bloco em que a vítima residia e que ela avançou contra o militar para tentar desarmá-lo, momento que o policial efetuou um disparo contra o homem, levando-o a óbito ainda no local.

O militar disse ainda que ligou para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para informar o fato e também acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A arma dele, com três carregadores, ficou sob a responsabilidade da Polícia Civil, sendo entregue na 1ª Delegacia Regional, local para onde o militar foi levado.

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) informou que, por meio de sua Corregedoria, está acompanhando as apurações da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Vitória. As providências administrativas pertinentes na esfera militar serão adotadas.