Educação

Prefeitura de Aracruz e representantes da comunidade escolar discutem criação de protocolo de segura

Postada em:

O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia do vice-prefeito, Beto Vieira, dos secretários de Administração e Recursos Humanos (SEMAD), Marcus Coelho, de Educação (SEMED), Jenilza Spinassé e de Ações Estratégicas (SEMAE), Jeesala Coutinho, bem com dos vereadores, recebeu em seu gabinete na tarde dessa segunda-feira (10), representantes da comunidade escolar de Aracruz, visando debater a criação de protocolo de segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A exigência da comunidade escolar surge diante da insegurança e medo causados pelas constantes ameaças e ataques em escolas de todo o país, inclusive no próprio município de Aracruz, que em novembro de 2022 sofreu um brutal atentado, quando um adolescente de 16 anos invadiu uma escola estadual e outra particular, ambas do bairro Coqueiral, matando quatro pessoas e ferindo outras 12.

Durante a reunião, pais de alunos e professores solicitaram várias medidas de segurança, como por exemplo, a instalação de cercas elétricas, guarda armada, policiais militares dentro das escolas, instalação de detector de metais, catraca eletrônica, além da criação de um plano de contingência e treinamento de professores. Também foi discutida a promoção de mais palestras com especialistas, formações com o corpo de bombeiros, cronograma de reuniões com as famílias e Conselho Tutelar, além de outras medidas de curto, médio e longo prazo.

É importante ressaltar que antes mesmo do atentado em Coqueiral, o Governo Municipal vem estabelecendo diversas frentes e ações no intuito de tentar ofertar mais segurança e conforto aos alunos, seus pais/familiares e professores, além é claro, de fomentar a paz e a convivência nas unidades de ensino. A Secretária de Educação, Jenilza Spinassé (SEMED), agradeceu o movimento da comunidade escolar e salientou as ações que já estão sendo desenvolvidas.

"A gente louva muito esse movimento de vocês, principalmente diante de todo tumulto que está acontecendo no Brasil, e enquanto secretaria de educação, até mesmo antes do ataque ocorrido aqui, já estávamos discutindo com as escolas ações de melhoria na segurança. Em 2021 encaminhamos recurso financeiro (Ação Governamental) para as escolas investirem em quatro ações específicas, dentre elas, segurança patrimonial, diante dos vários furtos e roubos que vinham acontecendo. Com essa ação, 95% de todas as nossas unidades de ensino já estão gradeadas, com câmeras de videomonitoramento e portão eletrônico, sendo estas, nossas primeiras medidas. Após o ataque, além das diversas formações que promovemos, vários aspectos pontuados aqui pelos pais/familiares, já estão no nosso Plano de Trabalho, como a formação com os bombeiros e polícia militar, exatamente para ensinar, de fato, como devemos agir em situações extremas. Vamos continuar trabalhando para cumprimos com nosso plano”, destacou.

O vice-prefeito Beto Viera também parabenizou a manifestação pacífica da comunidade escolar, destacou a complexidade do assunto e falou de seu sentimento diante da situação. "Também queria agradecer a presença de vocês por virem aqui, de forma pacífica. Parabéns! Isto tem que ser dessa forma. Eu, Beto Vieira, vice-prefeito, falo que o meu sentimento é o mesmo de vocês, e entendo que precisamos de mais segurança em nossas escolas, pois estamos diante de uma situação muito complexa. Também posso garantir que muito do que foi falado aqui, a SEMED já está direcionada para que aconteça, e vocês podem ter certeza que toda essa pauta de segurança será devidamente estudada”, afirmou.

O que ficou acordado com a comunidade escolar?
Após ouvir todos os presentes, o prefeito Dr. Coutinho garantiu que providenciará reforços, como viaturas da Patrulha Escolar em todo município e a ampliação dos muros das escolas, mostrando seu compromisso com a segurança para uma educação de qualidade. "Vou estabelecer metas a serem providenciadas. De imediato vou pedir à SEMED, em caráter de emergência, para olhar quais escolas precisam ampliar seus muros, além da instalação de cercas elétricas. Também vou solicitar a volta da Patrulha Escolar, e com apoio do Governo do Estado, vamos solicitar novos veículos para mostrar para a comunidade que estamos trabalhando, pois o que depender da gente, nós vamos fazer. Também vamos marcar outra reunião com vocês para podermos apresentar os resultados de nossas ações”, disse.

Tudo que será desenvolvido evolverá o mapeamento da realidade de cada escola, com um estudo caso a caso. A atual gestão municipal também retornou com projetos e programas em parceria com a Polícia Militar, como o PROERD, voltado a estudantes do 5º ano, o Papo de Responsa, ação realizada pela Polícia Civil, direcionada a estudantes do 8º e 9º anos, além da intensificação da ronda policial e visitas tranquilizadoras às escolas.

Houve também a ampliação da equipe de psicólogos e assistentes sociais (PAS) para apoio e implantação de ações institucionais de combate ao bullying e à violência escolar, voltadas para os profissionais da educação e a comunidade escolar, em casos de necessidade identificada ou manifestada pelos gestores.