Saúde

Vacina contra gripe começa a ser aplicada nesta terça-feira (04) em Linhares

Postada em:

A Prefeitura de Linhares antecipou o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe para a esta terça-feira, dia 4 de abril. A ação segue a orientação da Secretária de Estado da Saúde (Sesa). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e alcançar uma maior adesão da população.

Leia também: Lei garante troca de implante mamário para paciente de câncer

Brasil vai crescer mais que os pessimistas estão prevendo, diz Lula

A vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas presentes no calendário nacional de vacinação. Isso significa que, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes nos postos, as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, dos bairros e do interior, das 7h30 às 16h. Não é necessário agendamento. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF.

Diferentemente dos anos anteriores, a 25ª Campanha será realizada em apenas uma etapa para a participação de todos os públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde.

Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza são formados por crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades, adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade, funcionários do sistema carcerário, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários.

A campanha de vacinação contra a gripe tem como alvo mais de um milhão e meio de pessoas no Espírito Santo. É importante ressaltar que a vacinação é uma das principais medidas de prevenção contra a gripe e suas complicações, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes e crianças.