Saúde

2º Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) discute temas relacionados às arboviroses urbanas e ca

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA), promoveu na tarde desta terça-feira (28), no auditório do IFES, o 2º Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que foi direcionado a pedagogos, diretores, profissionais da saúde indígena, enfermeiros e assistentes sociais, contou com as presenças da secretária interina da SEMSA, Juliana Baioco, da enfermeira Lorena Soprani (Vigilância em Saúde) e da Delegada Dra. Amanda da Silva Barbosa.

O segundo encontro do PSE deste ano objetivou fazer um alerta quanto à proliferação das arboviroses urbanas em Aracruz, como a dengue, além de discutir fatos relacionados à agressão contra as mulheres, crianças e adolescentes. Juliana Baioco deu as boas vindas aos presentes destacando a importância dos temas em questão. "Essa é mais uma reunião para discutirmos temas que hoje são de grande relevância no nosso município, como o avanço da dengue, que já vitimou oito pessoas no estado somente neste ano. Precisamos ter um olhar crítico e clínico, trabalhando junto às escolas, para que nossos alunos se mobilizem e sejam os multiplicadores em suas residências, por isso a importância de conversarmos", destacou.

A enfermeira Lorena Soprini (Vigilância em Saúde) iniciou sua apresentação falando dos aspectos epidemiológicos das arboviroses, mostrando por meio de slides, um histórico da dengue em todo o país, que voltou a se manifestar em 1980. "A dengue é uma doença febril, aguda, sistêmica e dinâmica, transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, com quatro tipos de vírus diferentes, sendo em 75% dos casos, ela é assintomática", disse.

Somente neste ano já foram notificados em Aracruz 396 casos da doença, com 56 confirmações, números estes maiores do que os apresentados no mesmo período do ano passado. Lorena também falou que a SEMSA iniciará neste ano exames de sangue para identificar a presença do vírus já nos primeiros dias, sendo esta uma exigência do Ministério da Saúde para dar celeridade ao tratamento, e que as ações nas escolas são fundamentais no combate à proliferação do mosquito transmissor. "Temos que conscientizar nossos alunos para conseguirmos uma mudança de comportamento, evitando assim, o acúmulo de recipientes e de água parada dentro de suas próprias casas, sendo que o combate ao vetor é o principal método", completou.

Orientação sobre casos suspeitos de violência
Em seguida a Delegada Dra. Amanda da Silva Barbosa, deixou uma mensagem orientativa ao público sobre como buscar apoio junto às forças polícias, no que diz respeito à agressão contra as mulheres, crianças e adolescentes, no intuito de valorizar cada vez mais as oportunidades que trazem esclarecimentos, além de divulgar a importância da rede de proteção, sendo que a delegacia não age sozinha, com todos desempenhando um importante papel.

A Polícia Civil atua na investigação e apura a conduta praticada pelo agressor para que ele venha a ser responsabilizado criminalmente. Para que a vítima não sofra sozinha, ela deve procurar a rede de amparo, indo à delegacia para fazer uma ocorrência ou ligando para a Polícia Militar no 190, ou em canais de denúncias anônimas.

O PSE
O PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.