Saúde

Vacina bivalente contra a Covid-19 é liberada para todos os grupos em Aracruz

Postada em:

Nesta terça (21), a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) dará início a aplicação da vacina Pfizer Bivalente contra a Covid-19 em todos os grupos contemplados pelo Ministério da Saúde. As doses estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Agora, podem ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas, pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas e pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI's), assim como também os servidores das ILPI's, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade), gestantes e puérperas. trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

Em 15 dias de campanha, 2.176 pessoas receberam a vacina bivalente em Aracruz, isso representa 30% dos grupos priorizados na primeira e segunda fase da campanha. Por se tratar de uma dose de reforço, é necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses do esquema vacinal anterior, em um intervalo mínimo de quatro meses entre a última dose da vacina contra a Covid-19, independentemente do imunizante.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

 

Confira quem pode tomar a vacina:

  • Idosos de 60 anos ou mais de idade; 
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; 
  • Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; 
  • Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); 
  • Gestantes e puérperas; 
  • Trabalhadores da saúde; 
  • Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); 
  • População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; 
  • Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade