Saúde

Prefeitura de Aracruz vai assinar Ordem de Serviço para conclusão do Complexo de Saúde

Postada em:

Uma das obras mais esperadas pelos aracruzenses na área da Saúde está perto de se tornar realidade. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), vai assinar na no dia 15 de março (quarta-feira), a Ordem de Serviço para conclusão das obras do Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), que terá capacidade para atender cerca de 500 pessoas por dia. A solenidade acontece às 18h30, no bairro Jequitibá. 

O complexo começou a ser construído em 2008, mas as obras foram paralisadas em 2013 – mais de 10 anos de espera. O prefeito, que conhece a cidade e ouviu o pedido da população, priorizou o empreendimento, que conta com recurso próprio da prefeitura de quase R$ 17 milhões .

“A saúde do povo aracruzense é uma das nossas prioridades e com a retomada da obra vamos oferecer à nossa gente serviços de muita qualidade e que são fundamentais na vida de todos. Além disso, não podíamos continuar com esse espaço abandonado e vendo o dinheiro público se perder com o tempo. A administração se organizou para retomar a obra e, assim, proporcionar que nossa gente tenha dignidade no acesso aos serviços”, comemorou o prefeito Dr. Coutinho. 

A secretária de Saúde, Rosiane Scarpartt, complementou: “Entendemos a importância da obra para toda a nossa população. São mais de 10 anos de espera para a construção de um local que vai facilitar a vida de todos, não apenas por agregar a oferta de muitos serviços em apenas um local, mas por proporcionar que os aracruzenses tenham acesso a uma saúde de mais qualidade e possibilidades”, pontuou.

O Complexo 
O prédio vai abrigar o Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara), o Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (Cema) e a Unidade de Saúde do bairro Jequitibá, oferecendo à população o atendimento 

em diversas especialidades e serviços de imagem como Raio X,  ultrassonografia e outros.

Além disso, o Complexo de Saúde vai ter piscina para hidroterapia para ampliar os procedimentos  de reabilitação física  e contará  com  área de pisos diversificados (areia e gramado) para adaptação gradual de movimentos lesionados das pernas. 

Serão 27 consultórios, fraldário, laboratório, auditório,  tudo de mais moderno e atendendo as regulamentações do ministério da Saúde para estabelecimentos em saúde. A estrutura também conta com espaço  humanizado para os programas de tuberculose, DST/AIDS, hanseníase e diabetes. E mais: o terceiro pavimento do complexo vai abrigar a nova Unidade de Saúde do bairro Jequitibá, onde serão realizados os atendimentos por duas equipes de Saúde da família.

Além das atividades desenvolvidas no salão, as instalações do CSA vão ter a construção acompanhada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, para garantir acessibilidade completa (com rampas e corrimões) ao ingresso do idoso com problemas na locomoção.