Saúde

Prefeitura de Aracruz realiza 1º Encontro do Programa Saúde na Escola de 2023

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Assistência Social (SEMAS), Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA), realiza na manhã e tarde desta terça-feira (28), no auditório do IFES, o 1º Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE). As secretárias Iohana Kroehling (SEMAS) e Jenilza Spinassé (SEMED) estiveram presentes na abertura do encontro e deixaram uma mensagem ao grupo intersetorial municipal (GTIM) composto por diretores escolares, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros.

"Esse trabalho intersetorial, realizado em rede entre a saúde, educação e assistência social é muito importante para cuidar dos estudantes e usuários de Aracruz. O PSE é essencial para fortalecermos a saúde das nossas famílias, e por isso cada serviço ofertado ao nosso público deve compreender a competência de cada parte, com os profissionais organizando suas demandas e se relacionando entre si", disse Iohana.

Já Jenilza destacou a importância da permanência do GTIM nas escolas. “O PSE tem como meta a ampliação da rede de proteção para a garantia da saúde integral de nossas crianças e adolescentes. Nossa proposta é que as escolas desenvolvam as temáticas previstas pelo programa de forma a serem apoiadas por nossas equipes em cada território. Desta forma, conseguimos garantir as presenças e permanência dos nossos agentes nas escolas, com palestras, atendimento de saúde bucal, além de atividades voltadas para a educação sexual. Nosso grupo de trabalho intersetorial também se encontra todas as terças-feiras para planejar e acompanhar o desenvolvimento do programa de cada unidade de ensino, por isso essa rede de proteção é de extrema importância, pois eles prestam apoio nas vivências e cotidianos do nosso público”, destacou.

 

A apresentação foi mediada pela psicóloga da rede Juliana de Souza e pela agente comunitária de saúde Sônia, que mostraram os resultados dos atendimentos do PSE em 2022. "O PSE foi instituído no Brasil em 2007 para promover políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população, contribuindo com o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno, além de proporcionar na comunidade escolar a participação de projetos que articulem saúde, educação e assistência para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes”, lembrou Sônia.

Em 2022 o PSE realizou em Aracruz, somente no CEMA, 862 consultas com neuropediatra, além de outras 342 no APAE, totalizando 1204 consultas para crianças de zero a 14 anos. Nas escolas foram feitos 385 exames de acuidade visual com oftalmologistas. Já com os nutricionistas foram 739 consultas". Esses números são bastantes significativos devido a nossa importunação, e assim vamos conseguindo promover esses atendimentos. Todas as ações da saúde são lançadas no nosso sistema, e esses dados são importantes para mostrar o trabalho e pra gente adquirir recursos, como materiais e kits, e assim continuar desenvolvendo nosso trabalho”, explicou Juliana.

O PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.