Saúde

Vacinação de reforço contra Covid-19 para crianças de três a 11 anos se inicia na próxima segunda-fe

Postada em:

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), inicia nesta segunda-feira (13), a aplicação da primeira dose de reforço da vacina contra a COVID-19 em crianças com idade de três a 11 anos e que completaram o esquema vacinal primário, com a primeira e segunda dose, há pelo menos quatro meses.

Também estão sendo atendidas as crianças que têm entre seis meses a quatro anos, com a aplicação da segunda dose e da dose inicial dos imunizantes indicados para cada segmento.

A secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt, chamou a atenção quanto à baixa procura pelo imunizante. “A procura ainda está muita baixa, tanto para completar o esquema primário com a D2, quanto para os reforços. Por isso estamos fazendo um apelo às famílias para que elas percebam os benefícios da vacinação para superar os riscos da COVID-19, que pode evoluir para forma grave ou ter sequelas a longo prazo”, enfatizou.

Ainda de acordo com Rosiane, a dose de reforço da vacina aumenta a imunidade já diminuída das doses recebidas anteriormente. “Felizmente tivemos uma diminuição brusca nos casos de Covid-19 por causa da imunização. Quanto mais gente imunizada, menores as chances da doença voltar com força”, disse.

Nota Técnica do Ministério da Saúde

A Nota Técnica do Ministério da Saúde recomenda a aplicação da dose de reforço para crianças acima de três anos, após estudos indicarem uma redução da resposta imune às vacinas e à circulação de novas variantes, em um cenário onde ainda não foi atingindo a cobertura vacinal.

Além disso, os estudos já comprovaram a eficácia da vacina para evitar infecções graves pelo coronavírus, hospitalizações, síndromes respiratórias agudas graves, óbitos e outras complicações.

A Vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Já na UBS do Vila Rica a aplicação vai até às 15h.