Política

Prefeitura de Aracruz promove reunião com empresários para fomentar o desenvolvimento econômico em t

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), promoveu na manhã desta sexta-feira (10), no Cerimonial do Restaurante Pamonharia da Roça, distrito de Jacupemba, uma reunião com empresários de diversos ramos para uma apresentação de todo o potencial e logística do município, visando a atração de novos investimentos. Estiveram presentes o prefeito Dr. Coutinho, os secretários José Eduardo (Semde), Aladim Cerqueira (Semam), Jeesala Coutinho (Semae), além do Diretor do SAAE, Amadeu Wetler e do vereador André Carlesso.

O prefeito abriu as falas das autoridades agradecendo a presença do empresariado e desejou um ótimo debate entre partes. “Obrigado a todos empresários que compareceram a este encontro. Queria também parabenizar ao proprietário da empresa RECICARBOM, Luis Felipe, que colaborou na organização deste momento, que é seleto e irá nos ajudar a cumprir um grande objetivo, que é iniciar essa conversa com vocês e as lideranças comunitárias”, destacou.

O chefe do executivo ainda ressaltou que a meta do encontro é discutir o passo a passo para estruturação e desenvolvimento do trecho da BR 101 que corta os distritos de Guaraná e Jacupemba. "Estamos falando de um trecho com cerca de 27 quilômetros de BR dentro de nossa cidade e que foi incorporado à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Trata-se de uma área que passou a ser muito importante para o desenvolvimento de Aracruz, por isso almejamos atrair bons investimentos e gerar emprego, especialmente nessa região".

A Secretária Jeesala Coutinho (Semae) lembrou do maior pacote de investimentos da história do município e que já está trazendo resultados à população. "Nosso governo está promovendo o maior investimento na história de Aracruz, na ordem de R$ 500 milhões de reais, com obras espalhadas pelos quatro cantos da cidade, que irá crescer e muito nos próximos anos, e por isso já estamos nos organizando, como por exemplo, a criação da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdur), que irá centralizar os processos para dar agilidade em suas análises. Também encaminhamos à Câmara Municipal quatro projetos de Lei para revisar os códigos de obras, posturas, meio ambiente e vigilância sanitária, considerados antigos”, lembrou.

O Secretário José Eduardo (Semde), por meio de um telão, mostrou aos empresários todo o potencial do município, suas características socioeconômicas e geográficas, o que faz de Aracruz uma cidade empreendedora. “Nosso intuito é fazer uma reunião de trabalho bem objetiva, para que possamos tirar alguns encaminhamentos produtivos para o desenvolvimento desse trecho da BR 101. Aracruz passa por um momento único. No ano passado fomos incorporados à SUDENE, e nós da prefeitura já percebemos o aumento de empresas que nos procuram para aqui se instalarem. Nosso principal objetivo é conseguir construir um ambiente de negócios para que a cidade possa crescer com qualidade e recebê-los da melhor forma possível”, pontou.

Os empresários conheceram as estruturas que ajudam a fomentar o empreendedorismo na cidade com o Programa Simplifica Aracruz, a nova sala do empreendedor, o NOSSOCREDITO, além da reestruturação dos Centros Empresariais do Bela Vista e da Vila do Riacho, os novos Polos e Condomínios Empresariais e construção do contorno Norte Sul. “Temos 40 novos projetos que irão se instalar em Aracruz, além dos investimentos em andamento como a IMETAME Porto, a Unidade de Suzano Tissen, a construção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) da Marinha, a instalação da empresa EXIM Comércio de tecidos, galpões logística, dentre outros”, lembrou.

Constantino Martins Pinto, que é Gerente-Geral da Agência do Banco do Nordeste de Linhares, agradeceu a oportunidade, reconheceu e destacou o potencial de Aracruz. “As vantagens competitivas desse município são imensas, sendo que são poucas as cidades no Brasil que encontramos essas condições. São portos, rodovias, ferrovias, pista de pouso, além de sua localização privilegiada, perto da região metropolitana. Também temos que falar dos trabalhos que estão sendo feitos para os incentivos como a SUDENE e Banco do Nordeste. Tem muita cosa acontecendo, e por isso também vamos ter um posto de atendimento aqui para podermos começar nossos atendimentos”, afirmou.

 

Já Luís Felipe, proprietário da RECICARBOM, citou o protagonismo de Aracruz para fomentar o desenvolvimento econômico. “Parabéns ao prefeito Dr. Coutinho e toda sua equipe pelo protagonismo e o estreitamento de laços com empresários. Enquanto muita gente procurava outras cidades, percebi que estava debaixo do gol. A apresentação que nos foi feita, por si só vai abrir muitas portas, e quanto mais as pessoas conhecerem aqui, mais confiança o empresário terá para fazer seu investimento. Sei que as expectativas de todos aqui são grandes, e por isso também devemos fazer nosso dever de casa, discutindo os rearranjos necessários. Temos que pensar na região e na estrutura, o que facilitará toda a cadeia produtiva. Parabéns ao Governo Municipal pela iniciativa pioneira, e sei que em breve teremos várias agências e empresas se deslocando para aqui, melhorando a qualidade de vida de todos”, destacou.

Após a apresentação, os empresários participaram de uma roda de conversa para poder pontuar questões relacionadas à infraestrutura para os investimentos como a internet, o saneamento e segurança hídrica, rede elétrica e parcelamento do solo.