Esporte

Vôlei adaptado: idosos participam do 2º Festival da Melhor Idade, em Barra do Sahy

Postada em:

Muito esporte e animação no 2º Festival de Vôlei Adaptado da Melhor Idade, ocorrido na manhã desta sexta-feira (10), na Arena Esportiva de Barra do Sahy. O evento foi realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp) e reuniu 135 atletas vindos de várias localidades do Estado, como Serra, Jacaraípe, Nova Almeida, Vitória e Aracruz.

Os jogos adaptados visam o desenvolvimento da modalidade esportiva (vôlei adaptado), mantendo a essência do equilíbrio da competição e inclusão. Além disso, a competição incentiva a adesão e a permanência dos idosos nas práticas esportivas orientadas, além de oportunizar a integração, socialização, elevação da autoestima e melhoria da qualidade de vida do idoso.

Dilza Fiorotti dos Santos, 65 anos, era uma das atletas presentes na arena e esbanjava alegria. Participante do grupo VIVA de Vitória, ela falou dos benefícios em praticar o esporte. “Faz 12 anos que jogo vôlei e me sinto muito bem praticando o esporte, largo tudo o que estou fazendo para poder jogar. Além disso, minha saúde melhorou muito depois que comecei a jogar vôlei”, pontuou.

Natalino Simão, de 77 anos, esposa de dona Dilza, também é atleta e estava presente na competição. “Depois que comecei a jogar vôlei fiquei mais esperto e com disposição para trabalhar”, comentou. 

O gerente de Esportes da Semesp, Hemerson Furtado, ressaltou a importância de praticar atividades na terceira idade. “O exercício físico melhora a qualidade de vida, a prevenção e manutenção da saúde, além do bem-estar físico e emocional", finalizou.